Suíça, Itália, Alemanha e França compõem uma turnê de concertos integrada pelo maestro e violinista londrinense Roney Marczak e Roney Filho para o lançamento do disco de seu primogênito nas catedrais e museus europeus.

Antes de seu embarque, bastante emocionado, o músico encontrou um momento para uma breve entrevista e para dividir seu roteiro internacional com os leitores da FOLHA, seus alunos e admiradores.

De acordo com o maestro, o convite chegou por meio de três instituições e as apresentações seguem até 10 de julho. "Além disso, eles querem que eu comemore os 45 anos da minha carreira, que por coincidência, vai ser a minha 55ª turnê internacional", afirma o músico.

O pianista Gonçalo Rebelato, recém-formado pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, acompanha o maestro e seu filho nos eventos musicais. "Além do primeiro disco do Roney Filho, intitulado 'Eterno', Nós vamos lançar também o disco 'Alegria de Viver' na Europa", contou antes de seu embarque.

Marczak explica que os concertos incluem composições próprias dos álbuns já gravados. "Estou extremamente emocionado e feliz por poder fazer isso virar uma realidade."

A afirmação é sobre os concertos como um todo, além do fato de ser a primeira turnê internacional do Gonçalo Rebelato. "Ou seja, ele começa com o pé direito a começar pela Europa, seus museus, catedrais e também estaremos presentes em restaurantes de prestígio e que estão no Guia Michelin" comemora.

Bastante motivado, o maestro compreende ainda que dividir essa alegria é relevante. "Não sou muito de ficar falando a meu respeito, mas as notícias boas são positivas porque fazem bem às pessoas e ainda podem servir de incentivo e inspirá-los diante do que faço e também sobre nossas lutas e conquistas", acrescenta.

Roney Marczak, Roney Filho e o pianista Gonçalo Rebelato fazem turnê musical na Europa até o dia 10 de julho
Roney Marczak, Roney Filho e o pianista Gonçalo Rebelato fazem turnê musical na Europa até o dia 10 de julho | Foto: Divulgação

SOBRE O ARTISTA

Roney Marczak iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade. Entre 900 candidatos foi um dos três bolsistas selecionados pelo governo alemão para estudar música na Escola Superior de Música de Freiburg im Breisgau, onde realizou o curso de graduação com nota máxima.

Foi bolsista do governo suíço e concluiu pós-graduação e mestrado na Escola Superior de Música de Berna. Foi vencedor e premiado em todos os 11 concursos nacionais e internacionais que participou, entre eles em Tóquio, no Japão e em Freiburg, na Alemanha.

Após 15 anos de estudos e trabalhos frente a importantes orquestras na Alemanha, Itália, França, Áustria e Suíça e como professor no Kolleg St. Blasien, na Alemanha e na Musikschule de Wohlen na Suíça, Roney retornou ao Brasil.

Foi o artista convidado pelo Vaticano para a missa solene que reuniu pela primeira vez todas as eminências católicas do oriente, celebração essa realizada pelo Santo Papa João Paulo II em sua capela privada em Roma.

Ele é fundador da Escola de Música e do Projeto Sol Maior na qual jovens e crianças são beneficiados com bolsas de estudo para estudarem música gratuitamente. Roney Marczak é também membro de honra da Academia de Cultura do Paraná.