O cruzamento das ruas Santos e Piauí, no centro de Londrina, acaba de ganhar semáforos. Os equipamentos começaram a funcionar na manhã de segunda-feira (24) e a duas vias também tiveram reforço na sinalização horizontal.

Com os semáforos, os pedestres terão um tempo para atravessar as pistas e a intenção é que não ocorram mais acidentes. “Traz uma sensação de segurança. O semáforo era aguardado há muito tempo porque são ruas com bastante movimento de veículos e de pedestres, especialmente idosos”, comenta a vendedora Juliane Lins, que trabalha em frente ao local. “Em dias de chuva, a situação piora. Há sempre uns três acidentes por semana”, afirma.

Margareth Judith Costa de Morais, proprietária de uma escola de educação infantil na rua Piauí, comenta que já presenciou mais de 20 acidentes no local, inclusive com óbito. "Quando estávamos em aula era normal escutar os barulhos das batidas. Os pais que traziam ou buscavam as crianças, especialmente aqueles que vinham caminhando, chegavam sempre assustados porque são acidentes que acontecem ao nosso lado e colocam todos em risco, especialmente os pedestres", desabafa.

No mês de julho, um acidente no local deixou duas pessoas presas às ferragens de um veículo que capotou no cruzamento das ruas. A colisão aconteceu porque o carro que vinha pela rua Santos não respeitou a preferencial. Apesar do susto, as vítimas não tiveram ferimentos graves.

DEMANDA DIÁRIA

O diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito), major Sérgio Dalbem, afirma que recebe pedidos de instalação de semáforos diariamente. “É uma demanda nas mais diversas ruas e bairros”, diz.

Segundo Dalbem, quando se trata de semáforos uma análise volumétrica é feita pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), a fim de se estabelecer se a via tem um fluxo de veículos considerável. “No entanto, a preferência inicial sempre vai ser pela sinalização mais simples, que se fosse obedecida, atenderia totalmente a segurança no trânsito. A questão é que existe uma cultura de desrespeito”, ressalta.

Em relação aos pedidos por faixa elevada ou quebra-molas, Dalbem explica que a CMTU faz uma avaliação das condições da via de acordo com os critérios do Denatran e orienta a população a organizar um abaixo-assinado com, pelo menos, 50 assinaturas que comprovem que o pedido é de comum acordo.

Nas ruas Santos com Piauí, o diretor de Trânsito responde que a instalação do semáforo atende uma reivindicação antiga e se deu após a utilização dos demais recursos de sinalização. “As providências vão acontecendo gradualmente. Foi colocada a sinalização no solo com legendas informando o cruzamento e as linhas de redução de velocidade, além das placas de sinalização vertical. E agora, com a análise do Ippul sobre o fluxo de veículos que passam no local, justificou-se a instalação dos semáforos. Consideramos também a presença de pedestres, pois é uma região residencial, explica.

Ainda de acordo com Dalbem, a rua Piauí é preferencial e o cruzamento com a rua Santos é de boa visibilidade. “Teoricamente, não era para acontecer tantos acidentes no local porque a sinalização está perfeita. O problema é que o cidadão não vê o sinal PARE como vê o semáforo, apesar de ambos terem a mesma determinação”, acrescenta.

Imagem ilustrativa da imagem CMTU recebe pedidos diários para instalação de semáforos
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

CRONOGRAMA

No cronograma da CMTU, as próximas vias a receberem a sinalização semafórica serão a rotatória da avenida Ayrton Senna com rua Bento Munhoz da Rocha Neto, na região da Gleba Palhano; rua Guararapes com Paranaguá, no jardim Higienópolis (ambos na região central); rua Senegal com avenida Winston Churchill, no Parque Ouro Verde; rotária do Terminal do Ouro Verde (zona norte) e a avenida Celso Garcia Cid com São Pedro, na Vila Fraternidade (zona leste).

Segundo a CMTU, são vias que possuem alto fluxo de veículos e ocorrência de acidentes. Sobre a sinalização na avenida Leste-Oeste, na altura do Terminal de transporte coletivo, Dalbem informou que os serviços de pavimentação da secretaria municipal de Obras deverão ser concluídos em 40 dias. “Em seguida serão instaladas as faixas elevadas para pedestres e o que mais for necessário”, afirma.