Duas festas religiosas com grande atração de pessoas são prova de que as festividades religiosas agrupam tradições que merecem respeito e reflexão. Os 73 anos do Santuário de Schoenstatt e a festa do mês de maio em torno de Santa Rita de Cássia são apenas dois exemplos. Do surgimento de cada movimento, aos testemunhos pessoais de devotos, o zelo pelos templos é também parte do gesto de devoção dos fieis - que persistem na crença.

As comemoração aos 73 anos do Santuário de Schoenstatt Tabor da Esmagadora da Serpente se concentraram neste domingo (21), em Londrina. Em clima de muita espiritualidade e alegria, a data dedicada à veneração da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável recebeu grande número de visitantes de Londrina e região.

A data oficial do aniversário do Santuário, instalado na Rua Goiás, 830, é o dia 18 de maio, mas as celebrações festivas se realizam no domingo desde às 15 horas na Catedral Metropolitana de Londrina, com um momento mariano. Irmã Jacinta Donati, responsável pelo pastoral do Santuário, considera que o grande número de presentes e a persistência na fé são positivos. "Uma expressão de vida, uma experiência de fé, família e a ciência de que a Mãe Rainha é acolhedora."

O contador José Carlos Ribeiro da Costa mora em Indiana (SP), considerada a capital da cerâmica. Costa integra o Terço dos Homens da Mãe Rainha (THMR), da Diocese de Presidente Prudente e considera que a data foi especial para ele e e seu grupo. "Vim participar da coroação de Nossa Senhora e é um sentimento muito forte", emociona-se.

José Carlos Ribeiro da Costa: "Muitas conquistas para agradecer"
José Carlos Ribeiro da Costa: "Muitas conquistas para agradecer" | Foto: Walkiria Vieira

Na companhia do neto Gael, de dois anos e da filha Camila, comenta que a esposa Ernestina Roseli não pode se deslocar em razão de uma gripe. "Mas está em nossos corações." Enquanto o neto brinca no gramado próximo ao Santuário, conta: "O Gael rezou Ave-Maria no microfone, todos se encantaram". Costa viajou com um grupo de mais de 500 pessoas para a celebração dos 73 anos do Santuário.

Costa revela que deve muitas conquistas à Mãe Rainha e nesse momento está muito feliz porque seu filho está cursando Medicina. "Ele estuda no Paraguai e mora em Ponta Porã (MS). Achei que não fosse encontrar tempo para manter a religião, mas ele encontrou um grupo e está ainda ajudando a fortalecê-lo", alegra-se.

Padre Vandemir Meister é o assessor nacional do THMR e explica que a organização existe há 25 anos. "Nasceu no Nordeste 25 anos atrás e tem se multiplicado." As dinâmicas são semanais e uma vez por mês com toda a família. "Seu propósito tem uma aspecto mais antropológico e psicológico do que religioso, pois é uma forma de os homens fazerem fluir o grupo, errando e crescendo, pois sabemos que diante da presença de uma mulher, que sabe organizar e reunir melhor, os homens deixam as tarefas para elas", comenta.

Enquanto os pais trabalham nos bastidores da festa, Luisa Bandeira Cereda, seis anos, senta-se no Santuário e faz um pedido especial por meio de uma carta. Debruça-se e, delicadamente, deposita sua mensagem. Sob os cuidados da tia, segue brincando pelo pátio do Santuário.

Luisa Bandeira Cereda fez um pedido especial na data: quer irmãos
Luisa Bandeira Cereda fez um pedido especial na data: quer irmãos | Foto: Walkiria Vieira

Conta sua tia, a aposentada do setor administrativo Eunice Rosseto, 83 anos, que Luisa gostaria de ter irmãos e dividir com eles o amor que recebe dos pais. Essa é também uma vontade dos pais e, sabendo que outras crianças já foram atendidas, Luísa sorri. Dança, corre para a tia e se mostra desenvolta diante da celebração a sua volta. "Está acostumada, a crença e a fé são valores da família", diz Rosseto.

Uma missa festiva foi celebrada com a presença dos missionários da Mãe Peregrina e, na sequência, uma peregrinação seguiu da Catedral até ao Santuário com bênçãos aos doentes, símbolos religiosos e chaves. A festa de aniversário foi completa: com o tradicional parabéns e a distribuição do Bolo da Padroeira. No pátio do Santuário, as barracas para a venda de salgados, pastéis, espetinhos e refrigerantes atendeu os convidados com destinada à manutenção do Santuário.

Uma peregrinação seguiu da Catedral Metropolitana até ao Santuário com bênçãos aos doentes, símbolos religiosos e chaves
Uma peregrinação seguiu da Catedral Metropolitana até ao Santuário com bênçãos aos doentes, símbolos religiosos e chaves | Foto: Walkiria Vieira

A história do santuário vem sendo escrita junto à história de Londrina, ambos cresceram juntos. Quando esteve à frente da Arquidiocese de Londrina, o arcebispo dom Albano Cavallin, falecido em 2017, dizia que “o Santuário é o coração de Londrina”.

No Calendário de Comemorações Oficiais do Município

Durante todo o mês de maio, uma programação especial no Santuário de Santa Rita de Cássia aproximou ainda mais os fieis daquela que é considerada por sua grandeza e beleza, a Santa das Causas Impossíveis. O dia 22 de maio culmina com a grande festividade, pois Santa Rita de Cássia nasceu em 22 de maio de 1381 e faleceu em 22 de 1456.

A Lei nº 149/22, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinatti, incluiu no Calendário de Comemorações Oficiais do Município o dia de Santa Rita de Cássia, a ser comemorado anualmente no dia 22 de maio, data litúrgica da Igreja Católica.

Com o propósito de viver a beleza espiritual da devoção à santa milagrosa, as missas, novenas, show, almoço festivo, pedalada e carreata, são ações praticadas com fé, zelo e confiança na intercessão de Santa Rita de Cássia. Este ano com o Tema Santa Rita tu és linda, linda demais!

A Festa de Santa Rita será uma forma de também de amarmos mais Santa Rita, como modelo e inspiração de santidade e superação em todo os estados de vida. Santa Rita nos mostra que é possível ser forte e corajoso mesmo diante das adversidades da vida. Ela também nos faz ver que a oração e a bondade podem transformar todas as situações, até as mais difíceis.

A vida de Santa Rita, como esposa e mãe, ou como freira, recorda que a fé e amor podem superar nossas dificuldades, e que com a graça de Deus, podemos enfrentar todos os desafios de nossa vida presente. Santa Rita de Cássia é um exemplo fé, de amor a gratidão, de perseverança e confiança.

Nesta segunda (22), serão realizadas 5 missas durante o dia todo na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Londrina (rua Pedro Abelardo, 70 - Jardim Califórnia). São esperadas cerca de 10 mil pessoas.