Imagem ilustrativa da imagem Idosos começam a ser vacinados nos distritos de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Os idosos acima de 80 anos e que vivem nos distritos de Londrina começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (3). A programação da secretaria municipal de Saúde é imunizar 500 pessoas até sexta (5). “Equipes volantes estão percorrendo todos os distritos, começando pela Warta, Irerê e Lerroville. A vacinação acontece com data e hora marcada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), mas também vamos atender 130 idosos que estão acamados e, por isso, estão recebendo as doses em casa”, afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.

Ao receber a primeira dose, o morador da Warta, Antônio Scherlowski, 81, disse estar aliviado e aproveitou para dar um conselho aos demais: "Que todos venham vacinar e assim, devagarzinho, vamos conseguir chegar até aos mais jovens. Tenho convicção que essa vacina vai ter o efeito que precisamos", ressaltou.

 Antônio Scherlowski: "Tenho convicção que essa vacina vai ter o efeito que precisamos"
Antônio Scherlowski: "Tenho convicção que essa vacina vai ter o efeito que precisamos" | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Durante a manhã, o movimento na UBS da Warta foi bastante tranquilo. A programação das equipes de saúde do distrito é imunizar 27 idosos, sendo 15 em domicílio. Uma das servidoras relatou que três idosos se negaram a tomar a vacina, alegando medo, imposição da família e por religião.

Para garantir a sua dose, Hilda Kuss Céu, 85, chegou acompanhada do marido, que por não ter completado 80 anos ainda não pôde ser imunizado. Ela conta que estava aguardando ansiosa por este momento e que a sobrinha que fez o agendamento. Ao receber o atendimento da técnica em enfermagem, ela perguntou se iria doer. "É porque eu tenho muitos afazeres em casa e é melhor que o braço não esteja doendo", disse.

Céu e o esposo vivem em um sítio e estavam se sentindo mais seguros, longe de aglomerações. "Graças a Deus não conheço ninguém que teve essa doença, mas é que também a gente vive mais isolado, no nosso sítio. Mesmo assim é muito importante eu tomar essa vacina. É uma sensação boa", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Idosos começam a ser vacinados nos distritos de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Já a dona de casa Maria Chocinia Cupini, 82, estava com o neto e confessou que tinha muito medo de tomar a vacina. "Eu não gosto de agulhas, na verdade. Me dá medo. E também porque a gente escuta uma pessoa dizendo uma coisa sobre essa vacina, depois escuta outras bobagens, mas minha filha me incentivou e hoje eu vim. Não doeu, não senti nada. É melhor eu me proteger", comentou.

"Não doeu, não senti nada", disse a dona de casa Maria Chocinia Cupini, 82, exibindo o registro na Carteira de Vacinação
"Não doeu, não senti nada", disse a dona de casa Maria Chocinia Cupini, 82, exibindo o registro na Carteira de Vacinação | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

NOVO LOTE

O Paraná deve receber um novo lote de vacinas que o Ministério da Saúde enviará ao governo de Estado nesta quarta (3). Serão mais 146.800 doses da CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

“Ainda não temos a informação de quantas doses serão direcionadas a Londrina. A expectativa é que hoje chegue no Estado e que talvez até, no máximo, até amanhã (quinta-feira), a gente tenha acesso a essas doses. Vamos aguardar as orientações no sentido de qual público elas deverão ser direcionadas. Se para complementação dos idosos entre 80 e 84 anos ou para a finalização dos profissionais e trabalhadores de saúde”, disse.
Imagem ilustrativa da imagem Idosos começam a ser vacinados nos distritos de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Machado explica que a cobertura vacinal na população entre 80 e 84 anos ainda é de 40%. "Lembrando que para os profissionais de saúde que são o primeiro grupo, nós temos uma cobertura estimada em 94%, ou seja, também faltariam doses para este grupo ser imunizado. Acredito que até semana que vem vamos conseguir finalizar a vacinação nessa população de acordo com o que temos disponível", detalhou.

Cerca de 22 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Londrina, entre idosos e profissionais de saúde. No último final de semana (27 e 28), mais de três mil pessoas acima de 80 anos de idade receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nos dois postos de imunização montados pela Secretaria Municipal de Saúde: na UPA do Jardim do Sol (zona leste) e no CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), no conjunto Maria Cecília (zona norte).

O Paraná recebeu até o momento 706.200 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Da Coronavac/Instituto Butantan foram 265.600 no 1º lote, 39.600 no 2º lote, 147.200 no 3º lote e 64.800 no 4º lote, além de mais 189.000 doses da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Com as novas remessas, serão 853.000 doses entregues ao Estado desde o começo da imunização. O Paraná atingiu na terça-feira (2), 317 mil pessoas vacinadas com as duas doses. (Colaborou Simoni Saris)