Ivaiporã, no Vale do Ivaí, é o mais recente município paranaense a ser certificado como uma cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Com isso, o Estado chegou a 35 municípios certificados, correspondendo por 76% das cidades reconhecidas pelos órgãos internacionais no Brasil. Em todo o País, 46 cidades possuem a certificação, sendo as 11 restantes distribuídas entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Dados do Censo de 2022 apontaram que Ivaiporã possui 32.720 habitantes, dos quais 6.800 pessoas têm 60 anos ou mais, o equivalente a quase 21% da população. A proporção está acima da média estadual – em todo o Paraná, há 1,9 milhão de pessoas com 60 anos, cerca de 16% dos residentes no Estado.

LEIA TAMBÉM:

= Londrina recebe o certificado internacional de Cidade Amiga do Idoso

= Dia dos Avós: cuidados com a pele para um envelhecimento saudável

= Dia dos Avós: a importância da convivência entre gerações

“O trabalho realizado em conjunto com as administrações municipais coloca o Paraná em evidência nas políticas de cuidado e inclusão dos idosos. Com isso, conseguimos fazer com que elas tenham um envelhecimento saudável e ativo”, ressaltou secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. A meta da secretaria é tornar o Paraná o primeiro estado com 100% das cidades certificadas.

De acordo com a Opas, uma cidade ou comunidade amiga das pessoas idosas é um lugar que adapta seus serviços e estruturas físicas para ser mais inclusivo e receptivo às necessidades de sua população para melhorar sua qualidade de vida à medida que envelhece. Uma cidade amiga incentiva o envelhecimento saudável, otimizando recursos para melhorar a saúde, a segurança e a inclusão das pessoas idosas na comunidade.

A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050 no Brasil e no Paraná. Para cuidar desta crescente parcela da população, o Governo do Estado mantém, entre outras iniciativas, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, que garante recursos orçamentários para a área; o programa Viaja 60+, que estimula o turismo na 3ª idade; e a construção de condomínios residenciais exclusivos para idosos.

Confira a lista dos 35 municípios certificados no Paraná:

Araucária

Barracão

Bom Sucesso do Sul

Capanema

Capitão Leônidas Marques

Cascavel

Chopinzinho

Colombo

Corumbataí do Sul

Curitiba

Dois Vizinhos

Enéas Marques

Francisco Beltrão

Guarapuava

Irati

Itapejara D’Oeste

Ivaiporã

Londrina

Maringá

Nova Esperança do Sudoeste

Pato Branco

Pérola do Oeste

Planalto

Prudentópolis

Realeza

Renascença

Salgado Filho

Santa Izabel do Oeste

Santa Tereza do Oeste

Santo Antônio do Sudoeste

São Mateus do Sul

Sulina

União da Vitória

Verê

Vitorino

(Com informações da Agência Estadual de Notícias e da Opas)