Para quem gosta de atividades em meio à natureza e de apreciar uma paisagem deslumbrante à beira de um penhasco com mais de 15 metros de altura às margens da PR-092, o Parque do Vale da Pirambeira é o local certo. Inaugurado há menos de dois meses, o mirante traz uma vista deslumbrante do vale e do pôr do sol de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, a cerca de 180 quilômetros de Londrina.

Secretário de Cultura e presidente do Conselho de Turismo de Joaquim Távora, Flávio Cuervo explica que a cidade foi construída de maneira estratégica ao lado de um cânion, o que garante uma vista privilegiada de todo o Vale da Pirambeira e de suas cachoeiras. Agora, o local recebeu um parque com um mirante para que os visitantes possam apreciar toda a paisagem. Antes, o local servia como depósito irregular de lixo.

Segundo ele, há muitos anos são realizadas expedições no Vale da Pirambeira, que chama a atenção de quem gosta do contato com a natureza, das cachoeiras e, também, de aproveitar para conhecer um pouco mais da história da cidade. Isso porque as trincheiras de pedras construídas pela população durante a revolução de 1930 permanecem no local. Além disso, o vale é lar de uma árvore conhecida como “a mãe de Joaquim Távora” por ter mais de 500 anos.

Parque tem também um espaço com brinquedos para as crianças, um lago e dois deques
Parque tem também um espaço com brinquedos para as crianças, um lago e dois deques | Foto: Antônio de Picolli

RAINHA DO ABISMO

Nas paredes do cânion pode ser encontrada uma espécie de flor nativa da região e que não floresce em nenhuma outra parte do mundo: a rainha do abismo. “São muitos atrativos no Vale da Pirambeira”, ressalta, complementando que ele se estende até a cidade de Quatiguá.

A construção do mirante, de acordo com Cuervo, é uma maneira de valorizar o espaço, assim como possibilitar que a população tenha espaços de lazer e de turismo. “É uma forma de mostrarmos para as pessoas que nós também temos belezas naturais”, afirma.

Do mirante, é possível observar uma das três cachoeiras do vale, mas o secretário garante que vai ser feito um trabalho para ampliar a visão das demais quedas d’água. O espaço conta também com um mini palco - a expectativa é de realizar apresentações artísticas e culturais.

Além do mirante, o parque também tem um espaço com brinquedos para as crianças, um lago e dois deques: de um deles é possível admirar o pôr do sol e a revoada de garças; o outro, para os mais aventureiros, fica suspenso sob o penhasco. “Tem gente que não consegue ficar muito tempo”, admite.

Imagem ilustrativa da imagem Joaquim Távora inaugura mirante com vista privilegiada do Vale da Pirambeira
| Foto: Antônio de Picolli