O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informou que um novo lote de Vacina Influenza Trivalente deverá chegar em Londrina na quarta-feira (1). As vacinas são fornecidas pelo MS (Ministério da Saúde).

"As que chegaram fizemos sábado. Foram aproximadamente 30 mil doses. Esta semana estamos continuando as vacinas em domicílio", disse. O atendimento domiciliar é válido para quem tem 80 anos ou mais e idosos que estejam acamados ou tenham alguma doença crônica.

Nas principais clínicas de vacinação da rede privada em Londrina, não há mais vacinas contra a Influenza e nem previsão de quando chegará uma nova remessa. Nas clínicas particulares, a população paga para se vacinar contra quatro sorotipos do vírus da gripe e na rede pública, que é gratuito, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três subtipos (incluindo o H1N1).

No sábado (28), foi o primeiro mutirão organizado pela secretaria municipal de Saúde. A ação no sábado atendeu idosos entre 60 e 79 anos que agendaram a vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou que optaram pelo 'drive thru', montado no estacionamento de uma igreja na região central. Uma enorme fila de carros se formou durante todo o dia para que os idosos recebessem as vacinas de dentro dos carros.

Agora, passado esse primeiro mutirão de vacinação contra Influenza, a secretaria deverá anunciar em breve as próximas estratégias para atingir o objetivo de imunizar 100% da população idosa em Londrina.