Prefeito tem 49 anos, idade contemplada a partir desta semana
Prefeito tem 49 anos, idade contemplada a partir desta semana | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O chefe do Executivo londrinense foi vacinado no Centro de Imunização da Zona Norte e com o fármaco da Pfizer e seguiu a triagem normalmente no lugar, como as demais pessoas.. A dose de reforço está programada para 15 de setembro, já que o Brasil adotou o intervalo de 84 dias entre as aplicações do imunizante norte-americano.

Médico de formação, Belinati poderia ter sido vacinado ainda no primeiro trimestre, entretanto, afirmou que preferiu esperar a faixa etária para “seguir o rito normal”. Ele tem 49 anos, público contemplado a partir desta semana. “Até para que não houvesse nenhum tipo de questionamento. Decidi tomar a vacina pela faixa etária assim como a maioria da população”, justificou. “É um momento de esperança, emocionante”, definiu.

O prefeito usou uma camisa de agradecimento aos trabalhadores de saúde da cidade. O gesto, segundo ele, foi uma forma de reconhecimento. “As pessoas que estão aqui, nos hospitais e nos postos de saúde estão colocando a vida delas em risco para proteger a vida de cada um de nós. Gesto de gratidão e valor dessas pessoas”, destacou.

Na semana passada, o Governo Estado divulgou um calendário que projeta a vacinação de todos os paranaenses com mais de 18 anos com, pelo menos, uma dose até o final de setembro. Belinati comentou a meta é possível a partir das últimas sinalizações do Ministério da Saúde e do próprio governo estadual. “A informação é de que nos meses de junho e julho devem chegar muitas doses de vacina. Creio que agora só vai acelerar”, apostou.

INCENTIVO

De acordo com o prefeito, a cidade tem capacidade de vacinar até 15 mil pessoas diariamente. “Não estamos vacinando porque não tem a vacina, mas se tivesse estaríamos vacinando esta quantidade de pessoas por dia”, frisou. Com Londrina prestes a atingir a marca de 200 mil vacinados com uma dose, Marcelo Belinati lembrou da ciência e explicou que quando 60% a 75% da população estiver vacinada, existirá segurança de que a pandemia vai efetivamente diminuir. Ele também incentivou que as pessoas busquem a imunização.

“O que pretendemos é cada vez mais acelerar no sentido de poder preservar vidas, acabar com essa pandemia para votar a uma certa normalidade. As pessoas precisam tomar cuidado, pois, os hospitais estão lotados. Pode ter dinheiro, pode não ter, não importa mais. Quem está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) hoje é a pessoa de 20, 30 e 40 anos de idade e não tem o que fazer, não existe remédio milagroso, não existe tratamento precoce. Tome a vacina, que é o que vai salvar a vida e não vira jacaré.”

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.