Interessados em obter isenção na taxa do Vestibular 2024 da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) podem se inscrever até 5 de agosto, de forma online. As provas neste ano acontecem em 8 de dezembro, com inscrições de 1 a 30 de setembro. Cursos de Licenciatura já estão isentos de taxa de inscrição.

A isenção do Vestibular da UEPG é concedida com base em critérios socioeconômicos. Os candidatos não podem ter curso superior concluído, em andamento, abandono ou trancado; e devem comprovar vulnerabilidade socioeconômica, por meio do formulário (aqui). O resultado será divulgado a partir de 29 de agosto, no site da Prae, aba editais. Mesmo com a isenção deferida, os candidatos devem se inscrever para o Vestibular no período indicado no site cps.uepg.br. Todas as informações estão disponíveis no edital de abertura.

MAIS VAGAS

O CA-UEPG (Conselho de Administração) ofertará mais 105 vagas para 12 cursos de graduação. Elas já serão ofertadas no vestibular e Processo Seletivo Seriado para ingresso em 2025.

Os cursos de Administração com ênfase em Comércio Exterior; Agronomia; Bacharelado em Educação Física; Licenciatura em Educação Física; e Enfermagem ampliam em 10 vagas suas ofertas. Também terão a ampliação os cursos de Licenciatura em Artes Visuais (6 vagas); Bacharelado em Ciências Biológicas (15 vagas); Engenharia Civil (5 vagas); Engenharia de Computação (5 vagas); Engenharia de Software (4 vagas); Farmácia (5 vagas); e Zootecnia (5 vagas). O curso de Medicina amplia em 10 vagas sua oferta, conforme anunciado no início de 2024.

O aumento significa um incremento progressivo do número de alunos na universidade: as 105 vagas se multiplicam ao longo da caminhada acadêmica e se tornam mais de 500 alunos ao final de um ciclo acadêmico.

“Dentro da filosofia de dar mais oportunidades para as pessoas cursarem a universidade pública, a Universidade Estadual de Ponta Grossa está ampliando de maneira significativa as vagas em vários dos nossos cursos”, destaca o reitor, professor Miguel Sanches Neto.

“É bom lembrar que essa ampliação de vagas é uma decisão do colegiado de cada curso, mas que faz parte de uma política maior da gestão de trazer cada vez mais estudantes para nossa universidade, que aqui receberão uma formação de qualidade”, ressalta.

As vagas se somam às 2.160 já ofertadas nos 44 cursos de graduação presenciais e totalizam 2.265 oportunidades de ingresso na Universidade.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias e da UEPG)