A tradição moveu centenas de famílias ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova, em Londrina, pela vontade de ter seu veículo abençoado. Motoristas de aplicativo, cliclistas, caminhoneiros, motociclistas, carros de passeio e guinchos fizeram da rua Grajaú o destino para um momento de consagração: a bênção e proteção de seu transporte.

Benção de veículos é tradição no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Benção de veículos é tradição no Santuário de Nossa Senhora Aparecida | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Por meio de um gesto simbólico, que é o lançamento da água benta na direção dos veículos, as pessoas se mostraram emocionadas e agradecidas pela oportunidade. De acordo com o diácono Rosiel Martins, embora a ação exija jogo rápido, as pessoas manifestam gratidão com sorrisos, acenam, sorriem se mostram emocionadas. "A emoção literalmente transborda pelas janelas dos carros abertas e para atendermos a todos ficamos em dois diáconos e um padre e fazemos revezamento", explica Martins.

Diácono Rosiel Martins: "A emoção transborda"
Diácono Rosiel Martins: "A emoção transborda" | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Realizada em anos anteriores no dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a benção dos veículos foi antecipada para o dia 10, domingo, para respeitar as regras de não aglomeração, distanciamento e segurança, que são protocolos enquanto a pandemia perdura.

A bênção dos veículos teve um "plus" neste ano com uma carreta iniciada às 9 horas da manhã - a saída da paróquia de mesmo nome, no km 9, na saída para Curitiba, na Av. Guilherme de Almeida, Parque das Industrias. “A bênção dos carros é uma programação tradicional, que tivemos de adaptar no ano passado por causa da pandemia.

Organização e planejamento para realizar a benção de todos
Organização e planejamento para realizar a benção de todos | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Antes, não havia a carreata. Mas, também, abriu-nos a possibilidade de podermos engajar outras paróquias nesse momento dedicado a Nossa Senhora Aparecida”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário. O percurso foi definido com a equipe operacional do local, junto com as autoridades de trânsito em Londrina e a Catedral de Londrina foi um dos pontos por onde passou o grupo.

Durante todo o percurso, Padre Ademar Lorrenzzetti esteve no alto do carro de som celebrando o evento com muita energia e fé. "Cada ano é uma emoção diferente e vemos pelos olhares das pessoas a devoção por Nossa Senhora Aparecida. É como se olhassem para ela e pedissem proteção à mãe.

Luiz Alberto Franzin, Andreá de Carvalho e Roberta Carvalho fizeram de bicicleta os 13 km do percurso da carreata
Luiz Alberto Franzin, Andreá de Carvalho e Roberta Carvalho fizeram de bicicleta os 13 km do percurso da carreata | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Além disso, a imagem de Nossa Senhora foi exibida em um barco e três ciclistas do grupo "Bike Londrina" realizaram os 13 quilômetros do trajeto movidos pela fé na Padroeira e pedindo por mais segurança no trânsito e cuidado pela vida. Luiz Alberto Franzin, André de Carvalho e Roberta Carvalho consideram que ainda é preciso que se tenha conscientização e respeito pelo ciclista. "Andamos em grupos por segurança e somos educados". Devotos de Nossa Senhora Aparecida, o trio considera a ação positiva e uma oportunidade de agradecer e pedir pela proteção das famílias.

Programação para segunda (11):

O santuário celebrará Vésperas Solenes, dia 11 (segunda-feira), às 19h30, com a presença do arcebispo Dom Geremias Steinmetz. Já no dia 12, a programação de missas inicia a partir das 5h até às 19h. Para essas celebrações, é necessário agendar pela internet.

As missas da parte da manhã já estavam domingo (10) à tarde com vagas esgotadas. “Além de celebrarmos presencialmente, respeitando todos os protocolos sanitários, vamos transmitir nossas missas para todo o Brasil com as nossas redes sociais e emissoras de rádio e televisão”, ressalta o padre Rodolfo.

Serviço:

Programação do Dia da Padroeira (12 de Outubro)

5h – Padre Paulo Rorato

7h – Padre José Onero

9h – Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio

11h – Padre Romão Martins

12h – Batismo de 9 crianças no Espaço Mariano

13h – Padre Valdomiro Rodrigues

15h – Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina

17h – Padre Marcelo Cruz

18h – Padre Cláudio Marinoni

19h – Dom Geremias Steinmetz (troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida)

20h30 – Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Link para inscrições das missas: https://web.desenvol.com.br:8021/ageeventos/?PRI=KNMC&SEC=35&TER=0&fbclid=IwAR2_gzdFF5OTjLOW94-hd3GvedgAQaMrde_9Cw3QV_-VVWMMdZcq0d9YHR8

Link para transmissões das missas: https://www.youtube.com/channel/UCyi0_fzm1I98Tn5dS5Whj_g

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.