Vermelho vivo, vermelho escarlate de uma chama, vermelho do fruto do café, vermelho da bandeira de Londrina, vermelho da FOLHA. Desde o mundo em preto e branco, a Folha de Londrina dá o tom das histórias e das notícias com cores vivas que marcam o dia a dia de uma cidade inovadora, moderna e com vocação para ser grande.

Uma metrópole do interior marcada pela inquietude e pela coragem de abrir os braços para o que é novo. Londrina não para. A FOLHA também não e, nesta quarta-feira (3), lança uma nova logo que simboliza o reposicionamento de uma das marcas mais tradicionais da cidade e da comunicação paranaense em um dos setores mais impactados pelo mundo digital.

O novo F da Folha de Londrina tem um retângulo cravado, assim como o icônico Edifício Bosque, por onde, no grande espaço ocupado pelo jornal passaram diversos profissionais e onde ainda estão os colaboradores que mantêm a missão do jornal de cada dia há mais de sete décadas. A logo também representa a tradição do jornal impresso aberto para as notícias do mundo, mas sem perder os traços modernos e inovadores, assim como as plataformas digitais e redes sociais.

“Os tempos mudam e é preciso acompanhar. Todas as marcas precisam conquistar novos clientes e manter o público que já é fiel. Cada um passa por fases diferentes na vida, assim como a sociedade e as marcas com necessidade de adaptação. Quem não consegue se adaptar ou mudar acaba ficando para trás e isso não é o pensamento de uma empresa pioneira como a FOLHA, que mantém a missão de informar com credibilidade, o que continua sendo fundamental na atualidade”, afirmou Lyly Arraes, CEO da Mango, agência responsável pelo rebranding para reposicionamento da marca FOLHA no mercado.

Ela lembra que um dos principais desafios durante o processo de rebranding que levou aproximadamente um ano, foi como lidar com uma das marcas mais tradicionais em Londrina, que faz parte da história e da cultura do londrinense.

Para isso, a Mango apostou na pesquisa para entender o público da FOLHA, o que ele gostaria de ver no jornal e nas plataformas digitais, o que ele prefere e o que gostaria de mudar. “Não se faz nada sem dados. Por isso, a pesquisa interna entre os colaboradores e entre os leitores e internautas da FOLHA (externa) foi fundamental para entender melhor quem é essa persona, esse público”, explicou a Arraes, que ressaltou que as decisões com base nas pesquisas é um dos principais diferenciais da agência.

O designer Fernando Nunes afirmou que o vermelho da logo foi atualizado e as fontes de textos padronizadas com o objetivo de “modernizar sem perder a essência” do jornalismo de qualidade e a tradicional credibilidade da marca.

74 ANOS

O superintendente da FOLHA, Nicolás Mejía, lembrou que o novo ícone marca os 74 anos do Grupo de Comunicação em Londrina, que se tornou mais dinâmico e conectado com a audiência nos últimos anos, acompanhando as mudanças tecnológicas para continuar perto do leitor e agregar conteúdos de valor na vida das pessoas.

“Este ano [novembro] completamos 75 de história, com a missão de entregar jornalismo sério e independente e isso não muda no jornalismo digital, pelo contrário, o desafio é manter a tradição do jornalismo de credibilidade de forma mais rápida com diferentes linguagens para atender o público de cada plataforma. Mas, sempre mantendo a qualidade que faz da FOLHA o principal jornal do Paraná”, declarou.

Ele destacou que a logo é representativa, pois conta a história do jornal e de Londrina com os símbolos da cidade inovadora, tecnológica e moderna. “O objetivo é se aproximar dos novos leitores, mais digitais, que exigem leituras mais rápidas, com linguagem moderna, leve e informar. Assim, seguimos acompanhando o desenvolvimento de Londrina e do Paraná e fazendo parte da história.”