Imagem ilustrativa da imagem Ana Patrícia e Duda levam ouro aos pés da Torre Eiffel

Paris - Sempre que virem a Torre Eiffel, pelo resto de suas vidas, Ana Patrícia e Duda terão na cabeça uma doce memória. Em frente ao monumento, provavelmente o cartão-postal mais famoso do planeta, elas conquistaram na noite francesa de sexta-feira (9) a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Com a medalha, o Brasil soma 18 conquistas em Paris com 3 ouros, 6 pratas e 9 bronzes. Neste sábado, o país disputará mais duas medalhas: no futebol feminino decide o outro contra os Estados e, no vôlei feminino, encara a Turquia na briga pelo bronze.

Na decisão do torneio feminino do vôlei de praia, as brasileiras derrotaram na final as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson por sets 2 sets a 1, parciais de 26/24, 12/21 e 15/10. Para festa da parcela do público que vestia amarelo no Stade Tour Eiffel, arena provisória montada para o megaevento esportivo, elas se impuseram nos momentos decisivos e triunfaram.

As amigas deixaram para trás, assim, um questionamento que se cansaram de ouvir ao fim dos Jogos de Tóquio, em 2021, a primeira edição olímpica sem medalha brasileira no vôlei de praia desde a inclusão da modalidade no programa, em 1996. Elas tinham companheiras diferentes na ocasião e em seguida decidiram juntar forças, mais uma vez, para construir outra história.

Elas chegaram a Paris como líderes do ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e com um inegável favoritismo. Souberam lidar bem com ele na maior parte do torneio e avançaram às semifinais sem perder nenhum set. Então, precisaram virar uma partida dura contra as australianas Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy.

Na decisão, tiveram pela frente Humana-Paredes e Wilkerson, sétimas colocadas do ranking, que derrubaram as norte-americanas Taryn Kloth e Kristen Nuss, parceria número dois do mundo. E as canadenses entraram em quadra dispostas a criar dificuldades à dupla número um.

FUTEBOL FEMININO DECIDE OURO

A partida que definiu a vida de Lorena e a tornou goleira valia somente um refrigerante. Agora, o jogo que pode marcar sua carreira vale a conquista de um ouro olímpico pela seleção brasileira. Neste sábado (10), às 12h (de Brasília), no Parc des Princes, o Brasil ganha uma nova chance de celebrar uma felicidade há muito tempo suprimida. Na decisão do futebol feminino em Paris, a seleção pode enfim alcançar o ouro, medalha que escapou em Atenas-2004 e Pequim-2008 - nas duas decisões, assim como agora, a final foi disputada contra a seleção dos Estados Unidos.

VÔLEI BRIGA PELO BRONZE

Após a amarga derrota para os Estados Unidos por 3 a 2, a seleção brasileira feminina de vôlei tenta se despedir de Paris com uma medalha. As brasileiras encaram neste sábado (10), às 12h15 de Brasília, a seleção da Turquia na disputa pelo terceiro lugar,.