Oito anos completos é a idade de Lorenzo Morikawa, atleta da seleção brasileira de caratê e da Associação Kanzen de karatê da cidade de Siqueira Campos, norte pioneiro do Paraná, novo campeão mundial de caratê sub-8. Lorenzo conquistou a medalha de ouro na categoria kata e a medalha de bronze na categoria kumite no 12º Campeonato Mundial de Caratê 2024, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho, na Monterrey no México.

Imagem ilustrativa da imagem Com oito anos de idade, Lorenzo Morikawa é o novo campeão mundial de caratê
| Foto: Arquivo pessoal

Lorenzo é faixa marrom de caratê e vai conquistar a faixa preta antes de completar 10 anos de idade. Sua trajetória no esporte tem a influência dos pais, Alex Morikawa, 42 e Dayane Morikawa, 38. ambos são praticantes de artes marciais e incentivam em seus filhos Lorenzo, 8 anos e Lucca de 4 anos, na prática de esportes.

Imagem ilustrativa da imagem Com oito anos de idade, Lorenzo Morikawa é o novo campeão mundial de caratê
| Foto: Arquivo pessoal

O jovem campeão iniciou a carreira no caratê em 2020, antes de completar cinco anos de idade para praticar esportes e ter contato com outras crianças. Os senseis Carlos Machado e Leoni Henrique da Associação Kanzen de karatê foram os responsáveis pela formação disciplinada de Lozenzo, conta, orgulhoso, o pai Alex Morikawa. "Lorenzo sempre foi muito concentrado, uma criança muito displinada e o karatê foi desenvolvendo ainda mais essa discplina nele. Ele foi se desenvolvendo no caratê e ganhando faixas e logo que ele conquistou a faixa amarela, já começou a disputar campeonatos".

Imagem ilustrativa da imagem Com oito anos de idade, Lorenzo Morikawa é o novo campeão mundial de caratê
| Foto: Arquivo pessoal

A trajetória do promissor atleta então começou, Lorenzo já ganhou inúmeros campeonatos locais, regionais nas cidades de Siqueira Campos e Joaquim Távora; quatro campeonatos paranaenses e foi duas vezes campeão brasileiro de caratê. Foi com esse currículo que foi convocado para integrar a seleção brasileira que disputou o mundial.

Esse ano, no entanto, está só começando, com uma rotina de treinos de caratê dois dias por semana, jiu-jítsu e futebol, Lorenzo vai disputar a final do campeonato brasileiro de karatê, em São Paulo, a final do campeonato paranaense em Cascavel e sonha com a conquista da faixa preta, no primeiro semestre de 2025. Ele treina como quem um dia vai ser campeão olímpico e quando perguntam o que ele quer ser quando crescer, fala, determinado, "carateca e empresário".

VEJA TAMBÉM:

LEC vai buscar reabilitação no estádio do Café

FOLHA DE LONDRINA NO YOUTUBE

NO SPOTIFY