Brigando pelo título do Campeonato Brasileiro e eliminados da Copa do Brasil, Palmeiras e Botafogo apostam tudo para seguirem vivos na Libertadores da América. Os rivais se enfrentam nesta quarta-feira (14), às 21h30, no Nilton Santos, pela partida de ida das oitavas de final. O jogo de volta será daqui a uma semana no Allianz Parque.

Será o segundo duelo brasileiro nesta fase da competição - o outro é entre Fluminense e Grêmio. Apesar de terem clássicos pelo Brasileiro no fim de semana - o Palmeiras enfrenta o São Paulo e o Botafogo encara o Flamengo -, os dois treinadores vão com força máxima no duelo da competição sul-americana.

Distante cinco pontos da liderança do Brasileiro (43 a 38), o Palmeiras elegeu a Libertadores como sua prioridade, sobretudo após a queda na Copa do Brasil. O Verdão busca o quarto título da sua história, o terceiro sob o comando de Abel Ferreira. O Alviverde teve a terceira melhor campanha da competição na primeira fase, mas enfrenta um momento de oscilação na temporada.

O time não vence a cinco partidas no Brasileiro e tem enfrentado uma série de lesões em jogadores importantes. Para o jogo desta quarta, os desfalques serão Mayke, Dudu, Felipe Anderson e Piquerez. A boa notícia para o torcedor palmeirense é o retorno do atacante Estêvão.

Ausente nas últimas duas semanas, em razão de uma torção no tornozelo, o jogador voltou a treinar no início desta semana e está relacionado para a partida. A primeira lesão de Estêvão foi justamente no duelo com o Botafogo pelo Brasileiro, que teve vitória do time carioca por 1 a 0.

Quem também está à disposição do treinador português é o meia Rômulo. O jogador ficou fora do time por dois meses e voltou a jogar no empate com o Flamengo no fim de semana. O meia tenta recuperar o espaço perdido em razão da contusão e será opção no banco de reservas.

Abel Ferreira deve escalar o Palmeiras com Weverton; Gómez, Murilo e Vitor Reis; Marcos Rocha, Aníbal Moreno, Raphael Veiga, Zé Rafael e Caio Paulista; Rony (Estêvão) e Flaco López.

No Botafogo, a grande novidade deve ser o retorno do centroavante Tiquinho Soares, que desfalcou a equipe nos últimos três jogos, em razão de dores no joelho. Foi de Soares o gol na vitória sobre o Palmeiras pelo Brasileiro.

O Alvinegro vem de duas derrotas seguidas. A eliminação na Copa do Brasil para o Bahia e os 3 a 2 diante do Juventude no domingo, pelo Brasileiro. O técnico Artur Jorge deve mandar a campo na partida desta quarta-feira John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas; Luiz Henrique, Tchê Tchê (Igor Jesus), Savarino e Tiquinho Soares.

Os outros dois brasileiros presentes nas oitavas de final da Libertadores são São Paulo e Flamengo, que entram em campo na quinta-feira (15). O Tricolor encara o Nacional, no Uruguai, e o Rubro-Negro recebe o Bolívar, no Maracanã.

Principal jogador do Palmeiras na temporada, Estêvão está de volta no momento de decisão na Libertadores após se recuperar de lesão
Principal jogador do Palmeiras na temporada, Estêvão está de volta no momento de decisão na Libertadores após se recuperar de lesão | Foto: Guilherme Veiga/UAI Foto/Folhapress