Anunciado no dia 10 de janeiro deste ano como substituto de Fernando Diniz na seleção brasileira, o técnico Dorival Júnior encara seu primeiro grande desafio no comando do Brasil. Precisa vencer o Paraguai nesta sexta (28), às 22 horas, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, para manter as chances de classificação às oitavas de final da Copa América. A Colômbia lidera o grupo D com 3 pontos após vencer o Paraguai na estreia. Já o Brasil, apesar da insistência no ataque, ficou no zero a zero com a frágil Costa Rica.

Também nesta sexta, a favorita seleção colombiana enfrenta a Costa Rica, às 19 horas, e pode garantir vaga antecipada com uma vitória.

O ainda incipiente trabalho de Dorival Júnior - comandou a seleção em apenas 5 partidas com duas vitórias e três empates - será colocado à prova no difícil encontro com a seleção paraguaia que sempre faz duelos acirrados com o Brasil.

O calor tem sido um fator de preocupação da comissão técnica brasileira. Os termômetros registraram temperaturas superiores a 40º C. O treinamento de quarta-feira foi retardado por duas horas. A atividade foi realizada no Bettye Wilson. O atacante Rodrygo, principal nome da seleção contra a Costa Rica, foi poupado do treino. O jogador ficou no hotel fazendo trabalho individualizado de controle de carga.

Para alívio de jogadores e torcida, o jogo desta sexta-feira no Allegiant Stadium, uma das arenas mais modernas dos Estados Unidos, conta com sistema de climatização.

Dorival foi criticado por ter substituído Vinícius Júnior contra a Costa Rica e demorado para colocar o jovem Endrick na equipe. Diante do Paraguai, há a possibilidade de o trio de atacantes do Real Madrid - Rodrygo, Vini Jr e Endrick - finalmente iniciar a partida. Na segunda-feira (24), Vini Jr. acabou substituído e Endrick entrou depois - ambos estiveram juntos em campo pela seleção em apenas 86 minutos somando quatro partidas.

Outra mudança deve ser a entrada de Wendel - revelado pelo Iraty e com passagem pelo Londrina - entrar no lugar de Guilherme Arana, que teve pálida presença contra os costarriquenhos.

Na terça-feira (2), o Brasil encerra a participação na primeira fase da competição enfrentando a Colômbia.

PARAGUAI

A seleção paraguaia conta com jogadores bem conhecidos do público brasileiro como o zagueiro Balbuena, ex-Corinthians, e o volante Villasanti, do Grêmio. Gomes, que joga no Palmeiras, está na reserva. O grande nome da equipe pe o atacante Almirón, do Newcastle. O técnico Daniel Garnero pode promover as entradas de Romero, do Corinthians, ou Matías Rojas, do Inter Miami. Bareiro. (Com informações da assessoria da CBF)

Vini Jr. e Endrick: dupla que o técnico Dorival Junior utilizou em menos de um partida pode iniciar jogo contra o Paraguai
Vini Jr. e Endrick: dupla que o técnico Dorival Junior utilizou em menos de um partida pode iniciar jogo contra o Paraguai | Foto: Patrick T. Fallon / AFP

FICHA TÉCNICA

EM LAS VEGAS

BRASIL

Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinícius Júnior e Raphinha (Endrick). Técnico. Dorival Júnior.

PARAGUAI

Rodrigo Morínigo; Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete e Matías Espinoza; Andrés Cubas, Mathias Villasanti e Hernesto Caballero (Damián Bodadilla); Julio Enciso, Miguel Almirón e Alex Arce (Adam Bareiro). Técnico: Daniel Garnero.

Árbitro: Piero Maza Gomez (Chile)

Estádio: Allegiant Stadium

Horário: 22h (De Brasília)