Rio de Janeiro - O Flamengo viu o aproveitamento no Brasileiro aumentar mesmo com os desfalques causados pela Copa América. Time mais afetado durante a competição, o Rubro-negro soma números melhores agora do que tinha com o elenco completo. As estatísticas se aproximam dos números do time mágico de Jorge Jesus e já superam as do grupo campeão com Rogério Ceni.

Com desfalques, o Flamengo soma 76,19% de aproveitamento. São cinco vitórias em sete jogos, além de um empate e uma derrota. Foram 13 gols marcados e oito sofridos.

Sem os desfalques, o número era de 66,66%. Em sete partidas, foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Treze gols marcados, incluindo o 6 a 1 no Vasco, e seis sofridos.

O aproveitamento total no Brasileiro 2024 é de 71,42%.se levadas em conta as 14 rodadas disputadas até aqui.

Em 2019, o Flamengo de JJ terminou o campeonato com 90 pontos e 78,9% de aproveitamento na campanha sob o comando do português.

No Brasileiro de 2020, esse índice ficou em 62,3%. O ano terminou com Ceni levantando a última taça do Fla no torneio, com 71 pontos.

O Flamengo perdeu cinco jogadores convocados. Erick Pulgar foi o primeiro a retornar na vitória por 4 a 2 contra o Atlético-MG. Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela seguem com a seleção do Uruguai.

O time também perdeu vários lesionados no período. Everton Cebolinha segue fora, mas o Fla chegou a estar com10 desfalques no total em uma só partida.

"É um campeonato muito difícil, o mais difícil do mundo porque tem um equilíbrio muito grande de forças. Não estou dizendo que é o melhor, mas o mais difícil. O futebol não é só parte técnica e tática, procuramos valorizar os atletas que estão aqui. Esse é o nosso trabalho. Uma equipe é formada com uma série de aspectos que não são só técnicos e táticos", afirmou o técnico Tite.

Desde que chegou ao Flamengo, Tite não gosta de falar em poupar. Mesmo nos momentos em que fazia rodízio no elenco, o treinador não quis usar a palavra.

Para dosar a quantidade de minutos e evitar uma lesão, Tite optou por não começar com o centroavante Pedro e teve Carlinhos entre os titulares: "O atleta não é máquina e eu tenho que saber disso. Estudei isso, acompanho e não sou maluco. Posso até ter algumas coisas, mas não sou na essência", disse Tite.

"Ninguém poupou o Pedro. Ele sentiu a perna na quarta-feira à tarde. Correu o risco de não vir, mas se predispôs a viajar. Não sou maluco de poupar ele. Ele estava sentindo, era um risco temerário começar com ele. Ele ia estourar. Tem que gerir. Procuramos ter um bom senso", argumentou o treinador.

São Paulo volta para casa com três conquistas e três desfalques de peso

São Paulo - A vitória por 2 a 1 do São Paulo sobre o Athletico-PR, em jogo do Campeonato Brasileiro ocorrido na quarta-feira (3) em Curitiba, trouxe três conquistas, mas também preocupações na bagagem da equipe de Luis Zubeldía.

Os paranaenses não perdiam dentro da Ligga Arena, pelo Brasileiro, há 21 partidas consecutivas. A última derrota ocorreu ainda em maio do ano passado, quando o Grêmio foi a Curitiba e cravou 2 a 1 nos comandados de Paulo Turra. O fato foi, inclusive, celebrado por Zubeldía em entrevista coletiva.

"Por alguns momentos sofremos, mas defendemos bem. Tivemos todas as coisas que precisávamos para jogar como visitante, sabendo que, pelo rival que enfrentamos, seria muito duro. Gostei que a equipe foi se adaptando às diferentes situações e, no final, essa foi a receita para conseguir os três pontos", disse o técnico argentino.

O resultado recolocou o São Paulo no G4 do torneio, pelo menos até o final da 14ª rodada. O Tricolor chegou aos 24 pontos na tabela de classificação.

O São Paulo espantou sua pior sequência longe do MorumBis na atual temporada: eram três tropeços seguidos, diante de Inter, Corinthians e Vasco —incluindo uma goleada sofrida para os cariocas. O próximo compromisso fora de casa, aliás, é contra um adversário que não vence há quase um mês como mandante: o Atlético-MG, na semana que vem.

Por outro lado, os paulistas perderam, só nesta quarta em Curitiba, três peças importantes para o duelo contra o Bragantino: Calleri, Ferreirinha e Zubeldía. Os dois jogadores, destaques das últimas partidas, estão suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. Já o técnico foi expulso e também cumprirá suspensão.

Para piorar, Maxi Cuberas, principal auxiliar de Zubeldía, também levou cartão vermelho. Assim, Carlos Gruezo deve comandar o time no sábado no MorumBis, com Milton Cruz como alternativa.

Atuando pelo meio, Lucas não conseguiu fazer a diferença, pouco participou da vitória são-paulina e acabou substituído em uma de suas piores atuações recentes. Para o fim de semana, o camisa 7 deve retornar para a ponta direita, já que Luciano está de volta após suspensão e é titular.