A primeira missão do Londrina na Série C do Brasileirão foi cumprida no sábado (24) com a vitória por 3 a 2 sobre o Náutico, no estádio do Café, e a classificação para a próxima fase da competição. Agora, o Alviceleste vai em busca do acesso à Série B.

O grupo do Londrina tem Athletic, Ferroviária e Ypiranga, e as equipes se enfrentam em turno e returno. Primeiro e segundo colocados avançam à Série B em 2025. A outra chave tem Botafogo-PB, São Bernardo, Volta Redonda e Remo. Os quatro rebaixados à Série D são São José-RS, Ferroviário-CE, Aparecidense e Sampaio Corrêa.

COMO FOI

Empurrado por quase seis mil torcedores, o LEC se lançou ao ataque logo no começo do jogo, explorando a velocidade dos seus atacantes. Aos 11 minutos, Henrique fez uma bonita jogada na área e passou para o meia Rafael Longuine, que, livre, abriu o placar. O Timbu reagiu aos 15 após a defesa alviceleste bater cabeça e empatou com Bruno Mezenga.

O jogo ficou mais complicado com o empate. O Náutico se reorganizou e buscou explorar as bolas longas para Mezenga e Paulo Sérgio. Mas foi o Londrina que tirou a igualdade do placar, aos 43. Everton Moraes recebeu passe em profundidade, tirou o goleiro e tocou para o fundo da rede.

No segundo tempo, dependendo do resultado, o Náutico voltou agressivo e chegou ao empate aos 10 minutos. Patrick Allan fez um bonito lançamento e encontrou Gustavo Maia livre na segunda trave.

O que deu novo fôlego para o LEC foi a entrada de Ingro e Calyson na metade da etapa complementar. O setor ofensivo alviceleste teve boas chances e chegou a marcar com Longuine, mas o auxiliar viu impedimento. Um cabeceio de Ingro explodiu no travessão e, em outras oportunidades, o ataque do LEC parou no goleiro Renan Bragança, que evitou um placar mais elástico no Café.

Coube ao lateral Maurício, com uma bomba de fora da área aos 44 do segundo tempo, dar números finais à partida: 3 a 2.

PEDREIRA À VISTA

O primeiro adversário do LEC no quadrangular semifinal será o Athletic, no Café. A equipe mineira se classificou em segundo lugar com 40 pontos e venceu o Londrina por 2 a 1 na 13ª rodada da primeira fase. Para o elenco alviceleste, vale a máxima de que, agora, trata-se de uma nova competição. Em coletiva após o jogo, o volante Tauã ressaltou que o campeonato “vai ficar mais difícil ainda”.

“A gente está muito confiante, o grupo sabe onde quer chegar e hoje mostrou isso dentro de campo. Então, independente dos jogos que já foram, se a gente perdeu ou se a gente empatou, já foi, agora é outra competição, zerou tudo”, afirma o atleta, que fala em buscar o acesso. “Não é porque eles ganharam de nós que vão ganhar de novo. Temos que, primeiramente, acreditar em nós e continuar focando.”

O atacante Everton Moraes, que fez o segundo gol do Tubarão, destacou que o time sabia que explorar as bolas em profundidade seria um caminho para furar a defesa - mais lenta - do Timbu. “Conseguimos explorar bem, jogamos em cima do que o adversário é mais fraco e conseguimos ser efetivos”, aponta Moraes. Para ele, abrir o placar logo aos 11 minutos deu mais confiança para os jogadores.

“Temos que aproveitar esse fator casa. Nesta fase, temos que fazer o dever de casa, que é o mais importante”, reforça. “O grupo é muito bom e espero que dê tudo certo para a gente.”

Claudinei Oliveira não atendeu à imprensa após o jogo.