Imagem ilustrativa da imagem Novos reforços do LEC elencam características e prometem trabalho
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O Londrina apresentou na tarde dessa segunda-feira (6) os primeiros reforços para a atual temporada. O volante Júlio Rusch, que estava no Coritiba, e o atacante Gabriel Barbosa, vinculado ao Palmeiras, chegam por empréstimo até o final do Campeonato Paranaense, que termina em abril, mas com possibilidade de estender o vínculo para o Campeonato Brasileiro, em que o LEC vive o impasse de qual série irá disputar.

Natural do Rio Grande do Sul, o volante de 22 anos defendeu no ano passado o Figueirense, vestindo a camisa do clube no Catarinense, Copa do Brasil e Série B. No final de agosto retornou ao Coxa. Ao todo, foram 21 jogos, com quatro gols. Revelado nas categorias de base do time da capital paranaense, também já passou pelo Juventude.

Gabriel Barbosa tem 20 anos e foi revelado pelo Desportivo Brasil, transferindo-se para o Shandong Luneng, da China. Foi para o Palmeiras em 2016, para atuar nas categorias de base. No ano passado entrou em campo pela Copa Rio Grande do Sul, Paulista e Brasileiro, todas as competições na categoria sub-20. Foram 11 duelos e dois gols. Será a primeira experiência dele no profissional de um time.

Apesar da pouca idade e do começo da carreira, ambos disseram conhecer o Tubarão. “Vim com o Figueirense treinar uma vez aqui, vim jogar com o Coxa na base. Você vê a grandeza do Londrina, do centro de treinamentos, a estrutura que tem. Que jogador vai recusar um clube grande como este?”, valorizou Rusch. “É uma oportunidade que vou agarrar com ‘unhas e dentes’, dar meu máximo no dia a dia de trabalho”, acrescentou.

No caso de Gabriel Barbosa, a inspiração são jogadores que assim como ele chegaram no Alviceleste por empréstimo, ganharam espaço e depois se destacaram dentro e fora do clube. “Jogava junto com o Arthur quando veio para cá, o Augusto veio depois, Léo Passos, Neris. Sempre acompanhei muito o trabalho deles no Londrina. O Arthur, principalmente, teve uma história bacana. Ele começou praticamente aqui depois da base do Palmeiras”, lembrou.

CARACTERÍSTICAS

Homônimo do artilheiro da última edição da Série A do Brasileiro e sensação do Flamengo, o novo atacante aviceleste garantiu que as semelhanças com o Gabigol não estão apenas no nome. “Sempre que surge meu nome a galera brinca. Espero fazer minha história dentro do Londrina com meu nome e características, de finalização, cabeceio, que é o que vai me deixar feliz dentro do clube. Espero aproveitá-las”, projetou.

Já Júlio Rusch chegou prometendo versatilidade pelo seu estilo de jogo. “Sou segundo volante, me considero um jogador versátil, porque tenho experiência de ter jogado de lateral-esquerdo, meio-campo. Tenho a bola parada boa, chegada na área”, elencou o atleta, que ainda ressaltou o ponto positivo da juventude, uma marca do atual elenco do LEC. “Isso facilita a percepção do jogador, que aprende mais rápido por ser jovem.”

ALEMÃO

Apesar de estar trabalhando desde a semana passada, quando o elenco retomou os trabalhos, Alemão também foi apresentado de maneira oficial na segunda-feira. Segundo o treinador, os atletas que chegaram são do seu agrado e têm potencial. “O Júlio Rusch teve uma passagem boa pelo Coritiba, é um jogador de entrega dentro de campo, participativo. O Gabriel Barbosa tem uma altura espetacular, que dá para trabalhar bola aérea, faz um pivô bom”, apontou. Barbosa tem 1,96 metro.

TERCEIRO REFORÇO

O Londrina havia anunciado a divulgação de um terceiro reforço, entretanto, a contratação não aconteceu. De acordo com a assessoria do clube, por questões de regularização contratual a oficialização não foi feita. O atleta é o argentino Tiago Ruiz, de 21 anos. O lateral-direito fez testes no LEC em agosto do ano passado, agradando a comissão técnica. Na época, não ficou em razão do fechamento da janela de transferências.

Com o retorno de Alemão ao comando técnico, a necessidade da contratação do jogador deverá ser novamente analisada. “É um jogador que teve um início de carreira bom, inclusive, passando pela seleção sub-17. É fisicamente forte, porém, precisamos ver a questão de dia a dia de trabalho, porque estamos bem servidos com o Raí Ramos, que é a referência para a posição”, justificou.

Além de dois jogos-treinos contra o Operário, o LEC irá ter atividades durante toda esta semana.