Rio de Janeiro - Com uma campanha irretocável, com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari conquistou em 30 de junho de 2002 o pentacampeonato mundial, na Copa realizada em conjunto pela Coreia do Sul e Japão. Na competição, brilhou a estrela de Ronaldo, eleito pela Fifa como o melhor daquele Mundial.

Ronaldo sofrera no ciclo 1998-2002 duas lesões de muita gravidade. Ficou quase dois anos sem jogar e deu a volta por cima com maestria. Foi o artilheiro da Copa, com oito gols, e o autor dos dois tentos da final, na vitória do Brasil sobre a Alemanha por 2 a 0, no International Stadium, em Yokohama, diante de 69 mil torcedores.

Mas a Seleção Brasileira não dependia apenas de Ronaldo. Outros jogadores fizeram uma campanha destacada, como Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Cafu. Na verdade, toda a equipe teve uma performance muito boa e que justificou o título do Brasil, incluindo os que estavam entre os suplentes e entraram no decorrer das partidas.

A Seleção começou sua trajetória vencendo a Turquia por 2 a 1, em Ulsan, na Coreia, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Na sequência, goleou a China por 4 a 0, em Seogwipo, ainda na Coreia, com gols de Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos.

Já classificado para a fase seguinte, a Seleção aplicou outra goleada, 5 a 2 na Costa Rica, na última partida pela fase de grupos. Foi o jogo em que Luiz Felipe Scolari deu oportunidade a vários atletas que ainda não haviam atuado. Ronaldo (2), Rivaldo, Edmílson e Júnior marcaram os gols da Seleção no confronto que marcou a despedida da Seleção da Coreia do Sul.

Nas oitavas, o Brasil enfrentou a Bélgica em Kobe, no Japão, e venceu por 2 a 0, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Avançava assim às quartas, para um dos jogos mais emocionantes daquela Copa. O adversário, a Inglaterra, abriu o placar em Shizuoka. Mas Rivaldo empatou e a Seleção virou com um gol espetacular de Ronaldinho Gaúcho, em cobrança de falta.

Na semifinal, a Seleção jogou novamente contra a Turquia. A partida, em Saitama, foi bastante tensa e com momentos de equilíbrio. Coube a Ronaldo garantir a presença do Brasil na decisão, com o único gol do confronto.

Dias depois, em Yokohama, havia a expectativa de como seria o embate entre dois gigantes do futebol mundial. Depois de um primeiro tempo com chances para ambos os lados, a Seleção Brasileira se impôs na etapa final e chegou à vitória por 2 a 0 com dois gols de Ronaldo.

Os 23 jogadores campeões de 2002: goleiros Marcos, Dida e Rogério Ceni; laterais Cafu, Roberto Carlos, Belletti e Júnior; zagueiros Roque Júnior, Edmílson, Lúcio e Anderson Polga; volantes Gilberto Silva, Kléberson e Vampeta; meias Ronaldinho Gaúcho, Ricardinho, Kaká, Juninho Paulista e Denílson; e atacantes Ronaldo, Rivaldo, Luizão e Edílson. (Com informações da assessoria de imprensa da CBF)