O Cine Diversidade promove o lançamento do documentário "O nome das coisas" em Londrina neste sábado (12), às 15 horas. A sessão gratuita estreia nova parceria do projeto com o Sesc Cadeião Cultural, onde será o evento.

A obra, produzida em Maringá com recursos do Prêmio Aniceto Matti, apresenta as irmãs e atrizes Lua e Mariela Lamberti, a partir do processo de descoberta de Lua, a caçula, como uma mulher transgênero. O público é convidado a conhecer a sua trajetória, que possibilitou o mérito de primeira travesti a conquistar o título de mestra na UEM (Universidade Estadual de Maringá), ingressar no doutorado e atualmente ser professora do curso de Artes Cênicas da mesma instituição.

Com direção de Victor Faria e baseado na peça de Lígia Souza, o filme de 54 minutos tem o teatro como cenário e mostra como as irmãs foram aprendendo a lidar com as mudanças de nome, corpo, roupas e afetos. Em meio a lembranças de infância e a construção do relacionamento das duas, tanto no âmbito familiar quanto social, a narrativa também reflete sobre a necessidade que temos de nomear coisas, pessoas e experiências, além das transformações de significados.

Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversa com a protagonista Lua.

O Cine Diversidade é uma ação do Projeto de Extensão “Entretons: Disrupturas Discursivas Decoloniais de Comunicação de Vidas que Importam”, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que integra os grupos Entretons e DECO (Decolonialidade na Comunicação). Esta será a sétima sessão realizada pelo projeto, que visa exibir filmes queers, seguidos de bate-papos abertos a todas as pessoas de Londrina e região.

Imagem ilustrativa da imagem Cine Diversidade lança o filme "O nome das coisas" no Sesc Cadeião
| Foto: Divulgação

SERVIÇO

Cine Diversidade - "O nome das coisas"

Dia: sábado (12), às 15h

Local: Sesc Cadeião Cultural de Londrina (Rua Sergipe, 52 - Centro)

Quanto: Gratuito