O espetáculo "Bagagem" será apresentado de terça a quinta-feira (29) no FILO 2023.

Trata-se de uma intervenção urbana apresentada pelo artista plástico congolês Shambuyi Wetu em espaços públicos, como o Calçadão, um dos locais escolhidos para sediar o espetáculo em Londrina nos dias 27 e 29 às 11h30. No dia 28, ele acontece no Terminal Central, às 11h.

O enredo foi baseado na experiência de Wetu durante o seu processo de mudança de Kinshasa, na República Democrática do Congo. para São Paulo, no Brasil, onde ele começou a idealizar a performance “Bagagem” com base em suas próprias experiências de imigrante negro, mostrando as condições de imigrantes africanos pelo mundo para apresentar um olhar crítico sobre como esse imigrantes são invisibilizados do ponto de vista intelectual e artistico.

O objetivo nessa diáspora moderna é retratar os deslocamentos que os imigrantes são forçados a fazer para outros países, para fugir de condições de guerra, miséria ou mesmo climáticas, o que se tornou um problema mundial que exige soluções. Neste sentido, a intervenção de Wetu soma-se à proposta de outros espetáculos apresentados no FILO.

Além dessas apresentações ao ar livre, nesta quarta-feira (28), às 16hrs, no Sesc Cadeião, o artista Wetu participa de um bate-papo para falar sobre o seu trabalho com o público em geral.

SERVIÇO

FILO 2023

Espetáculo: Bagagem, com Shambuyi Wetu (República Democrática do Congo)

Datas: Terça (27) e quinta-feira (29) , às 11:30, no Calçadão (em frente ao Cine Teatro Ouro Verde)

Quarta-feira (28), às 11:00, no Terminal Central (R. Benjamin Constant, 1020)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

Ingresso: Gratuito

*

Bate-Papo com: Shambuyi Wetu

Data: Quarta-feira (28), às 16:00, no Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)

Mediação: Eddie Mansan

*

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Apoio: Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc-PR, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé Cultural. Realização: Associação dos Profissionais de Arte de Londrina.