Artistas gráficos e o público em geral tem neste sábado (11), em Londrina, um evento de arte impressa de arte impressa para trocas e vendas que estimula circulação e produz encontros. Trata-se da feira miniDOBRA, iniciativa organizada pelo Grafatório e que é uma versão reduzida do Festival DOBRA de Arte Impressa, evento promovido anualmente pelo coletivo e que no ano passado chegou à sua sexta edição.

A primeira edição da miniDOBRA acontece no sábado, das 16h20 às 22h, na Vila Cultural Grafatório (Rua Mossoró, 483, Centro). O evento tem entrada gratuita e vai reunir sete expositores de Londrina, além de contar com discotecagem das Chicas Calientes e com o Bar About aberto servindo chopps e drinks.

EXPOSITORES

Entre os expositores está a Desce do Muro, plataforma criada por Thais Russi, que roupas em parceria com artistas brasileiros, muitos deles londrinenses, investindo em estampas criativas e modelagens inclusivas.

Outro projeto em exposição na miniDOBRA será o Busurpresa, tocado pela artista visual Julia Radino. Na feira, Julia irá expor lambe-lambes pintados à mão, um a um, com uma estética que dialoga com o cartum. Quem for à feira poderá adquirir um kit com os trabalhos e uma cola preparada para fixá-los ao ar livre.

A Bursurpresa, da artista visual Julia Radino, estará na feira miniDobra com exposição de lambe-lambes pintados à mão, em linguagem que dialoga com o cartum
A Bursurpresa, da artista visual Julia Radino, estará na feira miniDobra com exposição de lambe-lambes pintados à mão, em linguagem que dialoga com o cartum | Foto: Bursurpresa/ Divulgação

A Grafatório Edições também estará presente expondo suas publicações. O selo editorial do coletivo Grafatório produz livros artesanais de baixa tiragem, sempre com técnicas históricas e experimentais de impressão e acabamento. Na miniDOBRA estarão disponíveis os últimos títulos do catálogo, como a biografia do artista londrinense Oswaldo Diniz, livros de autores como Fernando Pessoa, Tomma Wember, Ademir Assunção, Jotabê Medeiros, Claude McKay, entre outros, além do calendário Acasos Solares 2023 em preço promocional.

EDições do Grafatório, que está promoendo a edição pocket da Feira Dobra
EDições do Grafatório, que está promoendo a edição pocket da Feira Dobra | Foto: Grafatório/ Divulgação

Também participa da feira o estúdio/coletivo Guará. Inseridos na linguagem da tatuagem, seus membros desenvolvem trabalhos em diferentes técnicas como xilogravura, serigrafia, impressão digital, pintura, etc.

Guilherme Gerais é outro artista londrinense que estará expondo na primeira edição da miniDOBRA. Para a feira, ele irá levar seus dois fotolivros: Intergaláctico (2014), uma espécie de registro visual da jornada de um jogador, e The Best of Mr. Chao: a futurologist collection (2019), um vislumbre do arquivo de fotografias e imagens da entidade virtual Mr. Chao.

O coletivo Impressão Meia Boca é mais uma atração que marcará presença na feira. Formado por Gabriel Lemes, Sean Asmático e Victor Skull, o Meia Boca é uma banca gráfica e um grupo de pesquisa focado em produzir, roubar e reiterar narrativas gráficas brasileiras. O grupo utiliza principalmente a técnica da serigrafia para criar materiais baratos e de fácil acesso. Seu catálogo conta com zines, cartazes, camisetas, bolsas, chaveiros, lixeiras automotivas e outros impressos.

Fechando a programação de expositores da miniDOBRA estará o Void Nimbus, projeto criado pelo artista visual Vitor Armando. Entre suas obras estão ilustrações, colagens e outros experimentos visuais em linguagens diversas.

Além das bancas dos sete expositores, o evento também contará com a discotecagem das Chicas Calientes, duo formado por Carolinaa Sanches e Mariana Franco. A dupla privilegia ritmos latinos, como cumbia e reggaeton, além de brasilidades dançantes.

A Vila Cultural Grafatório, onde a miniDOBRA será realizada, conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

* Com assessoria de imprensa

Serviço:

miniDOBRA – feira de arte impressa

Quando: Sábado (11) – das 16h20 às 22h

Onde: Vila Cultural Grafatório (Rua Mossoró, 483)

Entrada gratuita