Um par romântico para todas as situações da vida. Com 53 anos de casamento, Astrogilda Gomes Fígaro, 85 e Otávio Fígaro, 80 se sentem assim. Ela natural de Chavantes, no Paraná, ele de Presidente Bernardes, interior de São Paulo, conheceram-se em Londrina, na Vila Nova, onde eram vizinhos.

Neste 12 de junho, data em que se comemora o Dia dos Namorados, celebram a união convictos do sentimento de respeito, comunhão e compreensão nas diferentes fases já vividas.

Era Carnaval de 1970 quando Astrogilda e Otávio foram incentivados a conversar no baile. Eles se gostaram, a prosa rendeu, os olhos já brilhavam a cada encontro e a vontade de se ver e estar junto só aumentava.

Um ano de namoro foi o suficiente para firmarem o casamento. "Já estávamos velhos pra esperar", sorriem. Logo os dois filhos vieram, a composição familiar já se consolidava, assim como a divisão das tarefas do casal. Por 17 anos da união, Otávio atuou como viajante vendendo pneus. "Era uma luta, o Márcio, nosso filho, tinha otite", recorda o marido.

LEIA TAMBÉM:

Yamandu Costa anuncia novo single: "ida e Volta"


Entre as tarefas da casa, as crianças e o salão de beleza, a esposa procurava dar conta da família. "Eu já tinha bastante experiência, uma clientela muito boa de clientes e ele aceitou fazer o curso de corte de cabelo e desde então trabalhamos juntos", conta Astrogilda.

Essa mudança na rotina da família foi positiva e fortaleceu a todos. "Somos um para o outro e um pelo outro. Hoje até aconteceu uma situação porque eu fui fazer uns exames, acabou atrasando muito o atendimento e o Otávio ficou preocupado e foi atrás de mim", conta ela.

Na cadeira, ouvindo a esposa com atenção, Otávio sorri. "A gente se preocupa, tem muito golpe, principalmente com pessoas mais velhas. Com as vistas comprometidas, nos dias atuais Otávio não corta mais cabelos. Mas acompanha a esposa no salão, que também tem a presença do filho Marcelo, com ampla freguesia.

Na ativa e com mais de 60 anos de vida profissional, Astro, como é amorosamente chamada por Otávio conta que o casamento feliz é a soma de virtudes. "São duas pessoas com formações diferentes e que quando se unem precisam estar dispostas a ouvir, dialogar e respeitar", ensina.

Além da casa, do trabalho e dos compromissos a educação dos filhos, recordam que as viagens realizadas compõem grande parte da convivência. "Eu tinha uma camionete cabine dupla e viajamos todo o Paraná, além de termos ido até Salvador pelas estradas", relata Otávio.

DANÇA UNE O CASAL

Uma dessas viagens marcou. Foi um verdadeiro divisor de águas conhecer as danças gaúchas e, encantados pelos movimentos, canções e trajes, adotaram a dança como uma prática de suas rotinas.

Nos bailes, fizeram amizades, fortaleceram os laços e consideram que todos os casais poderiam compartilhar de um algum tipo de dança para ter momentos felizes como os deles. "A Estância Gaúcha passou a ser um local de muitas alegrias graças à dança e às tradições dessa cultura tão rica", dividem a opinião.

Ainda que a periodicidade no salão não seja a mesma, o casal preserva o hábito. "Sábado tem baile e nós vamos", disparam. Referência de casal que zela um pelo outro, refletem sobre o relacionamento duradouro e o Dia dos Namorados: "Não temos o compromisso de dar presente. Eu nunca fui apegada a presentes, mas ele me surpreende até quando volta da feira e traz uma flor", alegra-se a cabeleireira.

Para os jovens ou maduros namorados, consideram que a atenção, o carinho e a presença diários valem muito no cotidiano. "Guardei o que o padre disse essa semana quando no sermão lembrou a todos que a agressão não é apenas física, mas na falta de apoio, na reclamação e na falta de presença", divide dona Astrogilda.

Chocolates: a opção de presente que serve para adoçar ainda mais o dia
Chocolates: a opção de presente que serve para adoçar ainda mais o dia | Foto: Walkiria Vieira

Chocolates, perfumes e flores: presentes para a data

Dos cartazes nas vitrines à concentração de clientes nas lojas do centro de Londrina, algumas lojas se destacam. As perfumarias, na véspera da data, assumem a liderança na hora do almoço.

De acordo com as vendedoras, o valor médio do investimento é na casa dos R$200. Para os homens, a procura é pelos amadeirados. Já as fragrâncias para presentear as mulheres são as florais.

Com três anos de relacionamento e certa de que o dia é especial e ser presenteada faz toda a diferença, a manicure Ariane Rosemar, 24 anos, preferiu até acompanhar o namorado à loja. "Ele tinha uma troca e viemos juntos", conta a jovem.

A loja de chocolates tomada de clientes também confirma uma escolha certeira entre os apaixonados. Kits para encher os olhos, caixas de bombons em forma de coração e frases de amor gravadas em barrinhas são recados prontos de uma linha especialmente criada para o ano de 2024.

A bancária Daniela Pereira de Paula, 41 anos, acredita que os chocolates sejam uma boa ideia para agradar quem é fã. "Não há dúvidas de que há uma grande apelo comercial e nem sempre um presente é a única forma de demonstrar o que se sente", pensa.