Na última segunda-feira (25), o mundo do entretenimento teve a notícia-bomba da separação de Sandy e Lucas Lima. O casal que parecia inseparável, com 15 anos de casamento e 24 de relacionamento, anunciou o divórcio em meio a uma onda de separações que pegou também Luisa Sonza e Chico Moedas, Ana Castela e Gustavo Mioto, Lexa e MC Guimê, e, por fim, Paula Fernandes e Rony Cecconello.

LEIA TAMBÉM:

"A bruxa tá solta": separações das celebridades agitam a internet


Mas no último sábado (30) foi ao ar um encontro entre Sandy e Lucas Lima que já havia sido gravado para o programa de Serginho Groisman, na Globo, na terça-feira, um dia depois do anúncio da separação de um dos casais mais populares da música brasileira.

Profissionais, os dois compareceram à entrevista e fizeram em dupla apresentações musicais, mas no Altas Horas, enquanto Serginho Groismann explicava que o convite para o programa já estava feito, antes da separação, no palco o casal se empenhou em parecer o mais natural possível para encarar o divórcio em público, depois de mais de 20 anos de relacionamento e um filho: Theo.

"Precisávamos nos organizar internamente, organizar o Theo e estruturar a nossa família, para que tivéssemos estofo para trazer a notícia para o resto do mundo ", disse Lucas.

OLHOS NOS OLHOS

Cantando juntos canções românticas, daquelas em que as duplas se olham como "Areia", Sandy e Lucas arrancaram lágrimas da plateia depois de explicarem, de forma bastante civilizada, que eles amadureceram durante um bom tempo a decisão de se separar antes de torná-la oficial: "O casal que tem filhos nunca se separa. Estamos ressignificando esse amor e indo bem," declarou Lucas.

Sandy também disse que a separação "não foi nada fácil", mas emendou: "Existe aqui uma amizade, intimidade e amor de 24 anos. Isso nunca vai mudar. A gente se ama muito, somos melhores amigos e vamos continuar a ser. Temos um fruto lindo desse amor que é o nosso filho de nove anos. E é a nossa prioridade."

Com suas declarações, Sandy e Lucas selaram uma amizade que deveria ser compreendida por todos os casais que se separam, depois do impacto dos primeiros meses, ou anos, quando são comuns as mágoas, farpas e até agressões.

SUPERAÇÃO

Por serem pessoas públicas, talvez Sandy e Lucas tenham se empenhado para encurtar essas fases e comparecer ao Altas Horas de bem com a vida, dando um exemplo cada vez mais raro entre casais, sobretudo os famosos, que comumente lavam a roupa suja publicamente. O que se por um lado alivia a dor - porque sempre dói - de outro não serve para muita coisa a não ser incitar comentários, às vezes maldosos, nas redes sociais, onde se formam verdadeiras torcidas que julgam os casais.

Isso não significa que as pessoas não possam desabafar, mas isso deveria ser assunto para tratar com os amigos íntimos ou na terapia, uma condição que talvez só venha com a maturidade..

Na presença de familiares, incluindo o pai de Sandy, o famoso Xororó da dupla com Chitãozinho, o casal falou da separação sem agressões, emocionando o público e os próprios parentes que intimamente pareciam dizer: "Que pena!"

Sandy abraça o pai, Xororó, com quem também cantou no Altas Horas
Sandy abraça o pai, Xororó, com quem também cantou no Altas Horas | Foto: Globo/ Divulgação

EVIDÊNCIAS

Outro ponto alto do programa, foi ver Xororó cantando "Evidências". Isso aconteceu depois da apresentação de um vídeo que resgatou a presença de Bruno Mars, no The Town, quando o rapper naturalizado americano - ele nasceu e foi criado no Havaí - surpreendeu o público do festival cantando justamente "Evidências", para homenagear a plateia brasileira que foi ao delírio.

A banda Roupa Nova também fez seu show no programa contemplando o público com hits como "Sapato Velho", sem data de validade.

O Altas Horas tem se revelado uma das poucas boas atrações da Globo, aos sábados. Antes das apresentações de Sandy, Xororó, Lucas Lima, família Lima e Roupa Nova, os Titãs estiveram no programa, com as presenças de seus ex-professores de colégio e familiares, num outro encontro emocionante há quase duas semanas.

Quem não vê Altas Horas não sabe o que está perdendo.

Há décadas Serginho Groisman consegue segurar a onda e a plateia sem precisar de fofoca, a exemplo de outros programas ao vivo destinados a multiplicar o diz que diz, quase sempre com o linchamento virtual e moralista de um dos parceiros.