Um dos mestres do violão de sete cordas, Yamandu Costa apresenta seu novo single, “Ida e Volta”, que chega às plataformas digitais no próximo dia 28. O tema traz uma levada de inspiração flamenca, mas com influência de ritmos latino-americanos. É a música que dá título ao álbum lançado pelo violonista gaúcho, composto de 14 faixas autorais. A cada mês, um novo single é lançado.

O álbum tem como foco a música ibero-americana, com ênfase nos chamados cantes de ida y vuelta. A nomenclatura abarca um conjunto de temas clássicos espanhóis que chegaram à América Latina durante o processo de colonização e voltaram transformados para a Espanha. Entre eles, o flamenco e as guarânias. Seu compasso, acentuação e harmonia são herança das guajiras cubanas e das rumbas ciganas.

Essa confluência de ritmos e gêneros musicais tem forte vínculo com a obra de Yamandu. Segundo ele, a música ibero-americana está sempre indo e vindo, num movimento incessante que atinge os países da América Latina. As canções falam de diferentes regiões do continente, mas influenciadas pelos cantes de ida y vuelta, pois bebem das mesmas fontes. O termo também se aplica ao ritmo de vida de Yamandu, já que o violinista e compositor está constantemente na estrada, indo e voltando ao Brasil, trazendo novidades na bagagem.

“O single faz menção a essa cultura dos cantes de ida y vuelta. Tem uma levada flamenca, sem perder de vista a riqueza musical da América Latina. Essa aproximação com linguagens que adoro é um lindo desafio,” explica o violonista.