Para recolher e dar destinação correta aos resíduos sólidos descartados no entorno do Calçadão da UEL (Universidade Estadual de Londrina), neste sábado (6), das 8h30 às 11h30, 17 pessoas se reuniram para integrar a segunda edição do Arrastão do Plástico.

A iniciativa, encabeçada pelo movimento estudantil Desplastifica, convidou a comunidade a participar do mutirão de limpeza em prol do bem-estar de estudantes, professores e colaboradores da Universidade.

Sendo realizada por toda a extensão do Calçadão até o CCB (Centro de Ciências Biológicas), os participantes iniciaram as atividades a partir da Central de Resíduos, localizada próxima ao CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes). No local, os integrantes da ação foram divididos em subgrupos de três pessoas onde cada um teve um saco para tipos de resíduos que pudesse ser reciclado (plástico, metal e papel).

Além disso, dois subgrupos foram destinados para cuidar da limpeza do CECA e CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), locais escolhidos por terem maior circulação de membros em seus interiores.

Imagem ilustrativa da imagem Desplastifica realiza mais uma ação do Arrastão do Plástico
| Foto: Divulgação

Segundo a estudante de administração, Maria Eduarda Siqueira Ferreira, 21, a ação se mostra importante, pois evidencia o interesse dos estudantes e da comunidade externa com a gestão de resíduos da Universidade, além de contribuir com a própria limpeza do campus e servir como denúncia das condições de descarte inadequado.

“A situação é preocupante. As lixeiras da Universidade estão vazadas e ficam expostas ao tempo. Os animais silvestres, como os macacos, acabam revirando as lixeiras e consumindo os resíduos orgânicos. Temos que ter mais responsabilidade com as lixeiras, pois animais sofrem diretamente com a falta de uma gestão de resíduos eficaz” contou a estudante.

O Arrastão do Plástico, diferente das outras intervenções, mostra ações práticas e a mobilização de pessoas para colocar a mão na massa para enfrentar o problema dos resíduos, tendo na organização oito estudantes do curso de administração, direito, psicologia, artes visuais, biologia e física.

Segundo Siqueira, durante a manhã foram coletados 7,4kg de resíduos. “Os materiais recolhidos serão separados e organizados em sacolas apropriadas e destinados a cooperativas de reciclagem. As garrafas PETS recolhidas serão higienizadas e doadas para uma creche”.

O movimento estudantil Rede Desplastifica UEL, conhecido por ser uma rede horizontalizada, é formado por estudantes de diversos cursos de graduação como, por exemplo, direito, administração e psicologia, bem como diversos centros. A iniciativa surgiu a partir da intenção de reduzir o plástico de uso único no campus da UEL para construir um ambiente acadêmico mais sustentável e responsável com a conservação do meio ambiente a partir do poder da ação coletiva.

A iniciativa participa de diversas ações para engajar a comunidade universitária, tendo realizado duas sessões de cinema na Universidade e duas intervenções artísticas, no Restaurante Universitário (RU) e no Calçadão. Para além disso, também já realizaram a colagem de cartazes ao redor do campus.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Realizada no dia 20 de abril, cerca de 20 pessoas se reuniram na manhã de um sábado, às 8h, para participar do mutirão de limpeza. Ao todo, a ação recolheu 15 sacos de resíduos, sendo que a maioria era plástico. Durante a limpeza, também foram encontradas diversas bitucas de cigarro, que são consideradas rejeitos, baterias eletrônicas e remédios. Os materiais recolhidos durante a ação foram repassados para uma cooperativa de reciclagem de Londrina. E os rejeitos e materiais orgânicos foram descartados adequadamente.

O estudante de psicologia, Marcello Christiano Gorla Junior, 19, conta que o movimento ficou impressionado com a adesão da comunidade na primeira edição. "Encaramos o Arrastão do Plástico não somente como um evento de limpeza coletiva, mas, também, como uma oportunidade de realizar denúncias das condições de consumo e descarte de resíduos que transpassam nossa universidade. Por fim, temos o intuito de contribuir para a conscientização de toda a comunidade sobre a importância de lutar contra a poluição plástica, principalmente no dia a dia, a cada ação que fazemos ou escolha que tomamos”.