O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres) em parceria com demais apoiadores realiza, na próxima segunda-feira (22), o evento alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. O evento gratuito é aberto a toda comunidade, com atividades no Terminal Central das 7h às 8h; no Calçadão, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, das 8h30 às 12h30; e uma caminhada organizada pela Semipi (Secretaria Estadual da Mulher) que sairá da Catedral Metropolitana até o Cine Teatro Ouro Verde, às 12h.

“Esse movimento é de suma importância para chamar a atenção de toda a sociedade da violação dos direitos humanos das mulheres. Vivemos num sistema social que estrutura relações sociais desiguais, e entre elas, as desigualdades de gênero que resulta em violências contra as mulheres e suas mortes, os feminicídios. Não podemos mais aceitar, naturalizar e nos calar diante dessas desigualdades”, afirma Sueli Galhardi que é presidente do CMDM.

No Paraná, o dia 22 de julho é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, conforme a Lei Estadual nº 19.873/2019 que determina que o poder público deva promover ações, debates e eventos relacionados ao tema, em parceria com organizações da sociedade civil. A data foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiene Spitzner, de Guarapuava.

O evento tem como objetivo dar visibilidade às ações de combate à violência contra as mulheres, ressaltando a necessidade de interromper o ciclo da violência doméstica, prevenir o Feminicídio e levar informações às mulheres e toda a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres e a rede de proteção na cidade de Londrina.