A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira (12) a Operação Poligonal V, para combater crimes contra o meio ambiente detectados na região metropolitana de Curitiba. A ação é resultado de investigações policiais iniciadas por meio da análise de imagens de satélite de alta resolução obtidas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites e disponibilizadas no âmbito do Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Trinta e quatro policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba e Araucária.
Trinta e quatro policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba e Araucária. | Foto: Divulgação/Polícia Federal de Curitiba

Trinta e quatro policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba e Araucária.

Os mandados estão sendo cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular, visando reprimir possíveis delitos contra a ordem econômica e o meio ambiente por conta da extração de minérios em desconformidade com a legislação.

A exploração de bens minerais da União sem a devida autorização da Agência Nacional de Mineração e licença de operação do órgão ambiental, ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo, pode ensejar a prisão em flagrante delito e multa, além de medidas administrativas como a paralisação da atividade e ação civil de ressarcimento por danos causados.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.