A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) comunicou no início da noite desta sexta-feira (9) o falecimento de professores, médicas e ex-alunas da universidade. Todos estavam no voo 2283, da companhia aérea Voepass Linhas Aéreas, que viajava do Aeroporto Regional de Cascavel para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta.

Segundo a Unioeste, tratam-se do Dr. Edilson Hobold do curso de Educação Física, campus Marechal Cândido Rondon; do professor Deonir Secco, do curso de Engenharia Agrícola, campus de Cascavel; professora Raquel Ribeiro Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Campus de Cascavel; do professor aposentado José Roberto Leonel Ferreira, do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, em Cascavel; da médica da UTI Pediátrica do HUOP e egressa do curso de Medicina da Unioeste, Sarah Sella Langer; e Mariana Comiran Belim, também egressa do curso de Medicina, do campus de Cascavel e médica intensivista da UTI Adulta do HUOP.

A Unioeste informou ainda que estão na lista das vítimas duas ex-alunas, Ana Caroline Redivo, do curso de Administração, campus de Cascavel; e Hadassa Maria da Silva, do curso de Ciência Contábeis do Campus de Cascavel.

Movimentação em frente ao condomínio onde o avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP)
Movimentação em frente ao condomínio onde o avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP) | Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

"Hoje, dia que marca a data mais triste na história da Unioeste e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, expressamos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e apoio à famílias e aos seus amigos", lamentou a universidade em nota de pesar.

EGRESSA DA UEL

A professora e médica veterinária Silvia Cristina Osaki também foi confirmada como uma das 61 vítimas fatais do acidente aéreo, segundo nota divulgada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

A entidade lamentou a morte da docente, que se formou no curso de Medicina Veterinária em 1996 na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e desde 2009 era professora da UFPR.

HOSPITAL DO CÂNCER DE CASCAVEL

Duas médicas do Hospital do Câncer de Cascavel morreram no acidente. Alguns médicos do município que iriam para um congresso de oncologia em São Paulo (SP) também estão entre as vítimas.

A farmacêutica Eliane Andrade Freireda também foi confirmada entre as vítimas. Ela estava indo visitar a família. A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, empresa em que ela atuava como supervisora de garantia de qualidade, expressou tristeza pela perda da funcionária

O ACIDENTE

A queda do avião ocorreu no início da tarde de sexta-feira (9). Moradores filmaram a aeronave perdendo o controle e caindo sobre casas. Em seguida, uma nuvem de fumaça preta pôde ser observada.

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo.

Ainda de acordo com a nota da FAB, o avião não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato com o radar ocorreu às 13h22.

O DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) informou, ainda, que o SALVAERO (serviço que coordena as operações de busca) foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.

A Voepass - companhia que operava o avião - também divulgou nota informando que o voo saiu de Cascavel às 11h46. A princípio, informações oficiais afirmavam que 62 pessoas estavam presentes no avião. No entanto, segundo a empresa, eram 61, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes.

A companhia também ressaltou que a aeronave decolou sem nenhuma restrição de voo "com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação". A empresa lamentou o acidente.

LUTO

O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou luto oficial de três dias pela tragédia.

Ratinho Junior prestou solidariedade às famílias das vítimas. “É um dia triste. Todo acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo por não estar dentro da normalidade. Ainda há pouca informação sobre as vítimas que estavam no avião, mas quero deixar minha solidariedade às famílias”, disse o governador.

"O povo do Paraná abraça a cidade de Cascavel. Que Deus conforte amigos e familiares das vítimas desse trágico acidente. Estamos colocando todas as nossas forças à disposição para ajudar", concluiu.

LONDRINA

O Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, decretou luto oficial pelo falecimento dos passageiros e tripulantes que estavam a bordo da aeronave que partiu do Aeroporto de Cascavel com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).