Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite deste sábado (27), Londrina chegou ao sexto dia seguido em que o número de óbitos diários em decorrência da Covid-19 foi maior que dez. Com base nos dados, é possível afirmar que pouco mais de 9% do total de óbitos registrados na cidade ocorreram nos últimos sete dias, indicando que os reflexos positivos das medidas restritivas esperados pelas autoridades de saúde ainda não produzem reflexos sobre esta triste realidade. O ano de 2021 já havia superado o ano passado em número de óbitos pela Covid-19 na cidade, conforme divulgou a FOLHA nesta semana.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Saúde divulga 85 óbitos pela Covid-19 em apenas sete dias
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

De acordo com o boletim mais recente, Londrina alcançou 44.789 casos confirmados da Covid-19 e 940 óbitos em decorrência da doença neste sábado. São 281 pessoas infectadas e 13 mortes a mais em comparação com os dados desta sexta-feira. O levantamento também aponta que 753 pessoas atravessam a fase de transmissão da doença seja em isolamento domiciliar (523) ou internadas (230) nas redes pública e particular de saúde.

Dos 13 óbitos divulgados neste sábado, nove são recentes e correspondem a pacientes que têm entre 53 e 84 anos. Somente entre quarta e sexta-feira, 42 óbitos foram divulgados. Números desalentadores também foram registrados nesta terça, quando 10 novas mortes foram confirmadas, e nesta segunda, com mais 14 baixas em decorrência da doença.

Dentre os pacientes internados, 105 necessitam dos cuidados de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 125 ocupam leitos de enfermaria. Leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde continuam lotados e a taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto destinadas ao tratamento da doença ficou em 96% neste sábado.