Enquanto as aulas permanecem suspensas como medida de prevenção contra a proliferação do novo coronavírus, servidores do campus do IFPR (Instituto Federal do Paraná) em Jacarezinho buscam manter serviços em prol da sociedade. Com a ação dos professores e técnicos e doações de empresas da região, a entidade está produzindo álcool gel e sabonetes para doar ao poder público e entidades filantrópicas, cestas básicas, máscaras de proteção e até uma ação para o cadastramento de pessoas para receber o auxílio emergencial de R$ 600 pagos pelo governo federal.

A fabricação de álcool gel foi a primeira ação formalizada pelo que foi batizado de “Missão Covid-19", conta o diretor do IFPR de Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci. Por meio de um projeto elaborado pelos professores Pedro Renato Anizelli e Flávia Presti e aprovado pela Pró-Reitoria de Graduação. Pesquisa, Extensão e Inovação, foram destinados, inicialmente, cerca de R$ 3 mil apara os insumos. “Mas este valor não é nada. Dois equipamentos para misturar o álcool gel custaram mais que isso, [ganhamos] uma doação de uma loja maçônica da cidade”, conta.

Os frascos para envase dos produtos foram doação da fábrica de refrigerantes da região. Na semana passada, 330 recipientes com 350 ml do produto foram doados para a Secretaria Municipal de Saúde e, nesta segunda-feira (27), outros 450 estavam prontos para entregar à 19ª Diretoria Regional de Saúde. Outros 40 frascos do produto, além de oito litros de xampu e o mesmo volume de condicionador foram doados para um asilo. “Até onde tivermos insumos para fazer, vamos fazer”.

Além destes produtos, outra iniciativa, que partiu da professora Fernanda Mara, é a confecção das máscaras de proteção individual. “Estes itens, entretanto, são mais demorados para ficarem prontos”, afirma. Já a coordenação do IF promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos que angariou mais de dois mil quilos de comida para distribuição entre pessoas passando por necessidades. Ainda pensando neles, o IF vai começar, em parceria com a Uenp (Universidade Estadual do Norte Pioneiro), uma ação para cadastramento de pessoas para o auxílio emergencial. “Muitas dessas pessoas que precisam não têm internet, não sabem como fazer. Então, vamos dar estas orientações”, afirma.

PARCERIAS E DOAÇÕES

Fiorucci afirma que a produção seguirá enquanto houver recursos e ressaltou a importância das parcerias e doações para manter estes trabalhos. “Os institutos [federais] estão sem recursos. Já há uns quatro anos de contingenciamento, não sobra recurso pra nada cara, só pra pagar contas e olha lá”, lamenta o diretor do IF.

São parceiros da Missão Covid-19 as Lojas Maçônicas de Jacarezinho, Gasosa Paranaense, Empresa G-Hair/Inoar, Usina Jacarezinho, DuTirolli Destilaria, Powers Auto-Socorro, Clube de mães e amigos – Demolay, Capítulo JCNP da Ordem Demolay e Refrigerantes Fabiane, a quem Fiorucci agradece.

Além disso, o diretor do IF ressalta que, apesar das aulas suspensas, os servidores não estão parados, mas trabalhando no esquema de home office. “O administrativo continua funcionando, os empenhos estão sendo pagos, as assinaturas de portarias e outros setores cujas atividades podem ser feitas a partir do trabalho em casa seguem operando. O ministro [da Economia, Paulo Guedes] disse hoje que os funcionários públicos ‘estão parados em casa com a geladeira cheia’, o que não é verdade", reclama.