Números mais recentes divulgados pelo Censo Escolar e referentes a 2021 mostram que 82,9% das matrículas da creche ao ensino médio, no Brasil, estão no ensino público. Isso significa que dos mais de 42,6 milhões de crianças e jovens matriculados no país, mais de 35,3 milhões estão em instituições municipais, estaduais ou federais.

Mesmo que as crises financeiras dos últimos anos e a pandemia da Covid-19 tenham levado mais crianças e jovens para as escolas públicas, essa realidade é histórica no Brasil. Desde 2005, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Educação, a proporção de alunos na rede pública mantém-se, tradicionalmente, superior a 80%,. Naquele ano de 2005, inclusive, essa proporção era ainda maior, com 86,9% das matrículas concentradas em instituições públicas. E em 2007 o índice chegou a 87,7% na rede pública.

De lá para cá o número foi gradativamente caindo ate 2015, quando chegou a 81,9% e, desde então, mantém-se próximo a esse patamar, com a recente subida da pandemia, atingindo os 82,9% de 2021.

Ainda em relação a 2021, o Censo Escolar mostrou que a menor proporção de alunos em escolas particulares é a do ensino médio, com apenas 12%. No fundamental 1 (1º a 5º ano), são 18%, e no fundamental 2 (6º a 9º ano), 15%. As creches e a pré-escola concentram as maiores porcentagens de crianças em instituições pagas. Em 2021, eram 29,8% nas creches e 18,3% na pré-escola. Nesses dois níveis, as matrículas em escolas privadas continuam altas, mas a pandemia da Covid-19 provocou uma redução significativa - mais acentuada entre as crianças menores, mas perceptível em todos os níveis.

Nessa pesquisa, não estão analisados os níveis de evasão escolar, que acredita-se tenha sido impactante com as dificuldades econômicas que muitas famílias atravessaram nos últimos dois anos e os entraves que uma parte significativa de estudantes teve para acompanhar as aulas no modelo remoto.

Neste ano eleitoral, é comum que os candidatos aos diferentes cargos dos poderes executivo e legislativo tragam a pauta da educação como essencial na campanha. Preparem-se para serem bombardeados pelos clichês e chavões sobre educação, além de promessas. Nessa hora, lembre-se da grandiosidade da educação pública brasileira e avalie se para o seu candidato a educação é mesmo prioridade.

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