Queridos irmãos rio-grandenses, sou professora de história do Colégio Estadual Professora Eudice Ravagnani de Oliveira, de Florestópolis, uma pequena cidade do norte do Paraná, berço da Pastoral da Criança. Iniciei um projeto para envolver nossos alunos a fim de despertar neles a empatia e, posteriormente, a compaixão com os gaúchos que foram acometidos pela tragédia das enchentes.

De início foi proposto que poderíamos escrever cartas para dar força e consolá-los nesse momento de imensa tristeza que estão passando, mas aos poucos esse projeto que se iniciou com uma turma foi crescendo e acabando por envolver não só os alunos, mas toda a comunidade escolar.

É nesse momento que temos que despertar nas nossas crianças sentimentos que estão muitas vezes tão "esquecidos", por conta do adoecimento social que todos estão vivenciando.

Quando conseguimos, através de um simples gesto, como a doação de um sabonete, despertar nas pessoas sentimentos tão nobres, como a caridade, estamos formando uma geração de cidadãos conscientes que de fato podem fazer a diferença onde estão inseridos.

Espero que as nossas doações ajudam a amenizar um pouco essa dor, pois como vocês são um povo guerreiro, vão com certeza superar mais essa adversidade.

Força Rio Grande do Sul, Florestópolis e o Brasil estão com vocês.

Amegilda Neves de Almeida (professora) Florestópolis