Depois de um primeiro turno tumultuado e repleto de pessoas nas filas longas e demoradas no Centro de Londrina, o segundo turno das eleições 2022 registrou momentos bem mais sossegados, com poucas pessoas esperando sua hora de votar.

Juliana Kauam
Juliana Kauam | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Uma das últimas eleitoras a votar no Colégio Mãe de Deus foi a autônoma Juliana Kauam, 50, que deixou o local de votação às 17 horas. “Eu sempre deixo para a última hora para não pegar tanta fila, mas hoje quase não tinha tanta gente."

Paula Daniele de Aquino trabalha como mesária desde os 18 anos no Colégio Mãe de Deus e relatou que neste domingo (30) em média havia seis ou sete pessoas no máximo na fila. “Comparando com outras eleições, foi bem tranquilo. No primeiro turno teve um pessoal que esperou duas horas na fila. Isso porque cada eleitor tinha que escolher cinco candidatos e aqui tinha muito idosos que chegavam sem o número do candidato. Agora que a escolha era entre dois candidatos foi muito mais tranquilo. Até para nós, mesários, deu tempo de respirar. No primeiro turno isso não foi possível. A gente trabalhou o tempo inteiro.”

Na Biblioteca Pública Municipal Parigot de Souza, também na área central, às 17 horas já não havia eleitor algum nas seções eleitorais. “A gente pôde trabalhar com muito mais segurança e tranquilidade, porque estava um pouco mais preparado com o susto que foi o primeiro turno com o crescimento de eleitores. Hoje não foi um problema”, explicou o presidente de uma das seções, Guilherme Mendes Souza, mesário há dez anos.

Uma das pessoas que votou na biblioteca foi Kayla Toledo Mendes, 31. “É a gente quem decide o futuro de nosso país. É importante a gente tentar fazer a nossa parte.”

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.