A ex-secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes foi oficializada candidata a prefeita de Londrina na noite desta quinta-feira (1°) em convenção realizada pelo Progressistas. O partido vai disputar a Prefeitura com chapa pura, com o vereador Eduardo Tominaga como vice.

O evento ocorreu no Recinto Milton Alcover, na SRP (Sociedade Rural do Paraná), e também oficializou a chapa de vereadores. Atualmente, o partido tem a maior bancada da CML (Câmara Municipal de Londrina), com seis representantes, sendo que cinco tentarão a reeleição. O objetivo é novamente conquistar a maioria no Legislativo.

A ex-secretária foi escolhida em março pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) para sua sucessão. Ele é o principal cabo eleitoral de Maria Tereza, que fez parte de praticamente toda a gestão de Belinati em Londrina.

A candidata ressaltou que o prefeito é fundamental na candidatura e que seu objetivo é fazer a cidade continuar avançando. “As pessoas podem ter esperança quando olharem para a minha candidatura porque nós já mostramos a que viemos. Estamos há oito anos transformando a cidade e temos a possibilidade de seguir avançando cada vez mais”, afirma Maria Tereza.

“Fizemos obras estruturais para grandes mudanças. As escolas caíam e a gente reformou as escolas. A gente construiu mais escolas e vamos avançar para o tempo integral. Em todas as áreas nós temos grandes avanços para acontecer”, completa a candidata, que defende que a autoestima do londrinense foi recuperada nos últimos anos.

À FOLHA, Belinati disse que hoje "Londrina está em outro patamar" e que escolheu Maria Tereza porque acredita que ela tem capacidade de fazer um bom trabalho - e, principalmente, evitar retrocessos.

"Hoje é a prefeitura mais transparente do Brasil, obras por toda a cidade, indústrias vindo, uma prefeitura eficiente, mas tem muito a melhorar. E esse foi o critério de escolha: uma mulher forte, técnica, professora, advogada, gestora pública com formação nas melhores universidades do Brasil e do mundo, e que tem condições de dar sequência nesse trabalho", aponta.

Belinati garante que conversa com outros partidos, mas pontua que a candidatura vai buscar uma “aliança com o povo”.

Tominaga disse estar convicto da decisão de não concorrer à reeleição como vereador e disputar a majoritária ao lado de Maria Tereza, mas ressaltou que sua atuação na Câmara ainda não terminou.

"Desde o primeiro [mandato] a gente veio com pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico da cidade, pautas relacionadas à educação, e temos agora neste final fazer a votação e a discussão do Plano Diretor para encerrarmos esse ciclo", disse. "Temos que fazer o trabalho de continuidade e manter tudo que ele [Belinati] fez, mas melhorar em outros aspectos."

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e a presidente estadual do PP, Maria Victoria, participaram da convenção.

CONHEÇA

Maria Tereza tem 43 anos, é advogada, gestora pública e professora. Ela foi escolhida por um processo seletivo para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Londrina em 2017, cargo que ocupou até abril deste ano, quando se desincompatibilizou para concorrer ao Executivo.

Eduardo Tominaga tem 50 anos, é empresário, está em seu segundo mandato como vereador e é líder do governo na Câmara de Londrina.