O Hospital Regional de Cornélio Procópio, inaugurado em dezembro de 2023, fechou o primeiro semestre deste ano com 27.738 pacientes atendidos. O número é maior que a população de 19 dos 21 municípios abrangidos pela 18ª Regional de Saúde. Após mais de dez anos de entraves nas obras, a unidade hospitalar enfim se tornou realidade, aproximando a saúde pública dos moradores do Norte Pioneiro.

Dados compartilhados por Gimerson de Jesus Subtil, chefe da 18º Regional de Saúde, indicam que, entre dezembro de 2023 e julho de 2024, o hospital realizou 20.662 exames, 6.297 consultas médicas e 779 cirurgias. As especialidades mais procuradas são Cirurgia Geral, Cirurgia Urológica, Cirurgia Ortopédica e Cirurgia Vascular - Cardiologia e Anestesiologia no pré-operatório.

Além da 18° Regional de Saúde, o hospital também realiza atendimento eletivo agendado via secretarias municipais de Saúde das 16ª (Apucarana), 19ª (Jacarezinho) e 22ª (Ivaiporã) Regionais. A unidade é referência direta para 230 mil pessoas da Regional de Cornélio. Se considerar a população das outras regionais, o contingente salta para mais de 1 milhão.

Entre os procedimentos mais realizados pela unidade hospitalar, estão consultas médicas, cirurgias de média complexidade, exames laboratoriais, endoscopia, eletrocardiograma, raio-x, ultrassonografia e tomografia computadorizada. A estrutura recebeu R$ 16,4 milhões do governo do Estado para aquisição de equipamentos e aparelhos hospitalares.

Subtil acredita que o hospital tem impacto positivo na complementaridade e ampliação de acesso à população aos serviços de saúde com atendimento humanizado e resolutividade nas ações. “Pacientes que aguardavam entre cinco e nove anos para cirurgia puderam ser atendidos”, reforçou.

LEIA TAMBÉM:

= Hospitais do PR vão aplicar vacina BCG em recém-nascidos na maternidade

= Pais podem ser responsabilizados se não vacinarem os filhos, alerta MP

EXPERIÊNCIA DOS PACIENTES

Em fevereiro deste ano, o procopense e auxiliar de produção Thiago Batista da Silva precisou ir até o hospital para realizar uma ultrassonografia do joelho após uma torção em casa. Ele procurou atendimento no dia 6 de fevereiro e o exame foi agendado para o dia 26 do mesmo mês. Segundo ele, a ultrassonografia estava marcada para às 15h e ele precisou esperar apenas 20 minutos para ser atendido. “Me senti satisfeito, foi a primeira vez que realizei esse tipo de atendimento pelo SUS”.

Outro paciente que também se beneficiou dos serviços do Hospital Regional foi Luiz Aparecido Gonçalves, vendedor de energia solar no município. Em junho deste ano, ele estava com tosse e rouquidão na voz quando decidiu procurar atendimento em um posto de saúde. Lá, o médico fez o pedido de uma ressonância do tórax. A Secretaria de Saúde fez o agendamento dentro de 10 dias. “No dia marcado, estava no Hospital Regional no horário agendado e fui um dos primeiros pacientes atendidos. Quatro dias depois já estava com o resultado do exame em mãos”, contou.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Regional de Cornélio atendeu 27 mil pacientes no 1º semestre
| Foto: Maria Tereza Nascimento

PRÓXIMOS PASSOS

A construção do hospital, que ocupa uma área de 6,7 mil metros quadrados, foi realizada por meio de um convênio com a prefeitura e o governo federal, que repassou R$ 12 milhões ao município para a obra. A unidade conta com 118 leitos, sendo 87 deles de internação e 31 leitos de apoio, divididos entre UTI adulto, Unidade de Internação Pediátrica, Centro Cirúrgico e Pronto Atendimento.

De acordo com o chefe da Regional de Saúde, há a expectativa de futura abertura de mais 10 leitos de UTI-adulto tipo II e a ampliação de especialidades médicas, como Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica e Otorrino.

* Supervisão - Celso Felizardo - editor